quinta-feira, 16 de março de 2017

Nunca serei alguém nisto dos blogs

A vossa Picante toma duche todos os dias. No verão duas vezes ao dia, muitas vezes no inverno também, basta que vá correr, a hipótese de sair de casa sem duche é coisa para me deixar com o nervoso.

(e os dentes? será que lavarão os dentes todos os dias?...)

150 comentários:

  1. Entrar na banheira.
    Molhar o corpo.
    Esfregar o gel de banho pelo corpo.
    Voltar a molhar o corpo para tirar o gel.
    Sair da banheira.

    É coisa para demorar 5, 10 minutos no máximo. O dia tem 1440 minutos.

    "O tempo é o que fazes com ele", não era assim um slogan qualquer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um que diz "és aquilo que comes". Deveria ser "és aquilo a que cheiras"

      Eliminar
    2. Elas são mais: "és aquilo que corres". Ou "és aquilo que expões", vá...

      Eliminar
    3. Eu até estou a transpirar com alguns comentários! Acho que vou tomar banho de novo! Seja de manhã,seja à noite, à hora de almoço, tomem banho por amor da santa! E poupem-me com as questões ambientais, que tanto defendo, um banho rápido, sem ficar na banheira a dormitar ou no chuveiro a pensar na vida. Eu só de pensar na ginástica de me lavar no bidé fico logo cansada, tirar a roupa, entrar no duche, vestir roupa lavadinha? Há dúvidas!?

      Eliminar
    4. Ora aqui está uma opinião que me interessa, uma engenheira das águas e cenas. Como é, Bailarina, tomar banho todos os dias é muitíssimo para o meio ambiente ou quê?
      (A ver se entretanto aparece um dermatologista para explicar o impacto do banho diário na pele)

      Eliminar
    5. Até porque em termos de impacto - e corrijam p.f. se estiver enganada - penso que se gastará mais água com a dita lavagem "às prestações" do que com um duche nos termos referidos (sem ficar a dormitar e/ou pensar na vidinha); Para mim duche é sempre rápido, quando quero pensar na vidinha é banho de imersão até encarquilhar toda!! Sim, sim penso muito ;)

      Eliminar
    6. nunca me passou pela cabeça que um simples banho desse tanto que falar!Vamos poupar água, lavem-se os dentes com a água fechada, liguem-se as máquinas apenas quando cheias, poupe-se na lavagem dos terraços, acabem-se com as piscinas, aproveite-se a água do chuveiro antes de aquecer para encher tachos, panelas e baldes, utilize-se a água da máquina de secar para regar plantas e lavar chão, reduza-se o caudal do autoclismo...podia ficar aqui o dia todo mas penso que não valerá a pena...Cada um opta, em consciência, pelas melhores opções, mas custa-me ver defender o indefensável.

      Eliminar
  2. Ó Picante, que pena ter feito este post, o anterior estava tão animado e agora vai perder-se por via deste. Podia ter deixado o outro viver mais umas horas :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este está muito melhor, tarda nada as pessoas começam a lavar as outras à força. Estou para aqui a rir.

      Eliminar
  3. Quem é que não toma banho???

    ResponderEliminar
  4. Eu não tomo banho todos os dias... Lavo o cabelo de dois em dois dias, às vezes lavo o corpo nos dias intermédios, mas há dias em que não o faço. É mau isso? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço o mesmo com o cabelo. De resto, tenho uma coisa chamada bidé, que uso mesmo nos dias em que tomo banho. Dá para lavar pés, zona íntima e no lavatório lavo-me nas axilas. Não sei em que medida isto é falta de higiene, garanto que nunca ninguém achará que não estou lavada. Além de que a minha consciência ambiental nunca me permitirá tomar dois banhos por dia - no verão tomo todos os dias, antes de ir para a cama, sou incapaz de ir para a cama sem me ter lavado, para mim a cama tem de ser o sítio mais limpo - durante a noite não transpiro, por isso quando acordo não preciso de banho antes de sair. Acho bem pior quem chega a casa, veste o pijama e dorme sem ir ao banho e só o toma de manhã.

      Eliminar
    2. Não me leve a mal a pergunta, mas o que é lavar o corpo nos dias intermédios? Não é tomar banho? Pela minha interpretação o anónimo toma banho completo (corpo e cabelo) dia sim dia não. No dia em que não lava o cabelo toma banho, mas só o corpo. É assim?
      Percebo perfeitamente que não se lave o cabelo todos os dias, e um duche diário parece-me o mínimo.

      Eliminar
    3. Ana, mas em vez de se lavar "às prestações", umas partes no bidé e depois outras no lavatório, não é muito mais prático tomar um duche e lavar o corpo todo de uma vez (ainda que não seja preciso lavar o cabelo todos os dias)?

      Eliminar
    4. Vão desculpar-me mas um duche diário é o mínimo, faz parte das mais elementares noções de higiene.

      Eliminar
    5. Mas o tempo que perdem a lavar as partes intimas e os pés no bidé, mais as axilas no lavatório, isso não demora mais do que se enfiarem no duche?

      Eliminar
    6. O uso do bidê e do lavatório nada tem a ver com o tomar ou não duche! Eu tomo duche todos os dias e em alguns mais que uma vez, se fizer desporto, por exemplo. Contudo, o meu bidê tem muito uso! Cá em casa todos passam por lá depois da retrete! E de Verão, quando se chega a casa é obrigatório lavar os pés! Quando estive na Franca fez-me muita confusão o facto de não existirem bidés! Eles alegam que não precisam, por tomarem banho todos os dias! Eu também tomo e preciso! São pontos de vista! Agora também entendo que os corpos não são todos iguais! Há pessoas que não precisam lavar a barriga e as costas todos os dias!

      Eliminar
    7. Suponho que pudesse vir a ser mais pratico se eu ganhasse essa rotina, fazemos as coisas mais rapidamente quando temos mais prática, mas tem a ver com hábitos de mais de 20 anos por questões logísticas em casa dos meus pais. Eu não considero falta de higiene na medida em que o me fica a faltar lavar? Os braços? Dos joelhos aos tornozelos? Não são sítios em que haja transpiração e estão protegidos todo o dia (no inverno!). Faço-o de manhã e à noite e mudo de roupa interior duas vezes ao dia. Além disso, a minha pele odiar o duche diário no inverno. No verão, mesmo que não lave o cabelo, o duche tomo claro, ando de manga curta, exposta ao (mau) ambiente.

      Eliminar
    8. E quando falta a agua como se lavam?

      Eliminar
    9. A água não falta todos os dias. Na minha rua passam-se anos sem que falte, houve há uns anos umas obras e estivemos um dia sem água, mas avisaram antes, pudemos encher bastantes garrafões para que pudéssemos tomar banho, cozinhar e usar nas casas de banho. Nesses casos, excepcionalmente, que remédio há senão tomar banho de gato? Mas por sistema e havendo água corrente, não, muito obrigado.

      Eliminar
    10. a minha questão vinha dai. e no dia que estava marcado para o banho e se faltar, porque rebentou um cano?
      isso não vai lá com banho a gato :) (sobretudo quem tiver cabelo com tendência a oleoso)

      Eliminar
    11. Picante é o minimo para nós portugueses. Raras excepçoes mesmo na europa, sobretudo no norte e leste que acham isto normal. Mas sim, nem eu conseguiria fazer de outra maneiira.

      Eliminar
    12. Não tomar um banho todos os dias, é para mim, algo nojento.

      Eliminar
  5. E eu que apanho sempre tudo...

    ResponderEliminar
  6. Quem é a badalhoca? Epá, esta passou-me ao lado! A Nivea que se chegue à frente com um carregamento de gel de banho!!!

    ResponderEliminar
  7. E teres que dizer a adultos, teus subordinados no trabalho, que têm que tomar banho e lavar se porque já ninguém aguenta o cheiro? O Verão está a chegar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito tempo ofereci um desodorizante a alguém. Ahahahah do que me foi lembrar!

      Eliminar
  8. Vá , a este não cheguei ...

    ResponderEliminar
  9. E a àgua que gasta, Picante? Não devia pensar no futuro do nosso planeta? A moca (não tenho c de cedilha) é que faz bem, tem um propósito maior na vida. E toda a gente sabe que quando há grandes propósitos na vida, um cheirinho a suor até nos sabe a rosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou rápida, nunca gasto muita água. Em compensação não sei o que é isso de cheirar a cebola...

      Eliminar
  10. Eu nem quero acreditar no que li... Que nojo. Mas verdade seja dita, basta olhar para eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi , uma pista ? Estou a trabalhar há 13 dias , não consigo pensar .. :)

      Eliminar
  11. Tomar 2 duches é o mínimo. De manhã e à noite. A poluição, o stress, os sítios cheios de pessoas...
    Que coisa é essa de chafurdar no lavatório???

    ResponderEliminar
  12. Eu tomo banho todos os dias de manhã. Antes de ir para a cama já não tomo, a não ser que tenha ido ao ginásio. O meu marido não toma todos os dias e quando toma é antes de ir para a cama. Somos completamente o oposto. A mim faz-me uma certa confusão (mental, porque a verdade é que ele não cheira mal) que ele não tome todos os dias, mas também vejo o quão a pele se ressente quando o faz (no Verão por exemplo). Mesmo eu passo por alturas eu que noto bem que a pele se queixa, mas não consigo não tomar. Um tio meu toma todos os dias, mas não passa sempre gel de duche em todo o corpo a conselho do dermatologista. Os portugueses tomam banho todos os dias, faz quase parte da nossa cultura, mas basta irem a outros países da Europa para verem que não é assim em todo o lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que trabalho no comércio ,em Guimarães , sinto essa falha , ENORME , na cultura de outros países ! Façam o favor de tomar banho ! E continuo sem saber de quem estão a falar .. rais parte.

      Eliminar
    2. O meu filho só toma banho em dias intercalados por indicação do dermatologista pediátrico. Não tem nenhum problema de pele mas teve indícios de ter, segundo o mesmo era por excesso de banhos (tomava diariamente). Facto é que deixou de tomar e deixou de ter problemas de pele, algo que tomando banho com os produtos prescritos diariamente não aconteceu. E nós vivemos numa zona onde a água é considerada macia e com pouco calcário.
      Nos dias em que não toma banho "limpa" só a zona genital e pés. Toma banho nos dias em que tem desporto e só quando está muito calor e ele suou muito ou cheira mal é que o mando tomar banho mesmo que já tenha tomado no dia anterior. O pediatra não é muito a favor disso mas como não houve recaídas com pele a escamar ou coisas que o valha ele lá faz vista grossa.

      O dermatologista diz que faz mal tomar banho todos os dias (a todas as pessoas) porque estamos a retirar a gordura natural da pele mas eu não consigo mesmo deixar de tomar. E no verão também chego ao cúmulo de tomar 2 vezes no mesmo dias mas acredito que faça mesmo mal à nossa pele.

      Eliminar
    3. Experimente usar hidratante.

      Eliminar
    4. Os comentário são engraçadinhos. Tão engraçadinhos como ignorantes.
      Ora acha(m) mesmo que uma criança que é seguida por um dermatologista não experimentou todo o tipo de produtos específicos?

      E hidratante?! Santa paciência...hidratante usa desde que nasceu.
      O problema era mesmo excesso de banhos. De tal forma que agora não tem problema de pele nenhum, nem precisa de usar produtos que custam os olhos da cara só para ter uma aparência normal.
      Só no verão quando vai quase diariamente para a piscina é que há alguns resquícios do problema que ele tinha.

      Eliminar
    5. LOOOOL é muito inteligente passar o ano a não tomar banho diariamente com água doce e limpa por causa de um problema de pele mas no verão estar quase diariamente na piscina. Ainda se fosse mar... mas PISCINA! Really?!?!

      Eliminar
    6. Se vai de férias anda no mar/piscina/rio durante alguns dias consecutivos, sim. Entre 1 semana a 2 semanas tem contacto com a água diariamente, não só na piscina/mar como depois ao tomar banho quando chega a casa.
      Ou ia fechar o rapaz em casa? Really?!
      Ou para si férias no verão é só para o mar? É que eu dispenso praias cheias de gente. Além disso, entre o mar e a piscina no que diz respeito à agressividade da água se calhar é um bocado o "venha o diabo e escolha". Se ainda dissesse que um rio com água limpa é a melhor opção eu até concordo consigo.

      Se víssemos que tal despoletava as reacções que antes tinha teríamos obrigatoriamente de fazer férias de outra forma mas por vezes há uma coisa que se chama equilibrar os custos-benefícios. Entre proibi-lo de gozar a vida ocasionalmente ou sempre vai uma grande distância. O miúdo já não pode fazer natação (que adora) pelo problema que tem, agora ia proibi-lo de ir nadar durante as férias?

      A cara comentadora deve ter alguma falta de capacidade empática muito grande se não consegue perceber o impacto de algo do género na vida de uma criança para vir cá com "Really's" e outras tretas do género. Muita maturidade junta, sem dúvida.

      Eliminar
    7. Se faz uma gestão equilibrada do usufruto de piscina/mar/rio do seu filho, quem sou eu para criticar! Só me baseei no seu comentário onde referiu que não tomava banho diariamente por problema de pele mas no verão estaria todos os dias na piscina. O mar ou rio são SEMPRE opções mais saudáveis (mesmo que a piscina seja particular e cheia de cuidados) pelo simples facto de terem águas "mexidas". Há corrente, logo as águas são mais saudáveis. E não critico de todo o facto de o deixarem aproveitar as férias. Sou mesmo a favor de que, mais vale uma "comichãozita" ao final do dia de verdadeira diversão, do que viver privado disso. Desejo as melhoras do seu filho e que possa aproveitar muitos verões cheios de diversão!

      Eliminar
    8. Isto há gente tão "inteligente" que eu não entendo como não foram para dermatologistas para depois poderem dizer às pessoas que "afinal devem tomar banho todos os dias, que só faz bem"!!

      Hidratante e oleoban é diferente de "gordura natural da pele", é difícil de perceber, eu sei, acho que foi preciso ao sr. (dermatologista) tirar um curso para saber dessas coisas, deixe lá, ainda vai a tempo anónimo!

      Água (piscina) durante todos os 15 dias, parece-me um pouco diferente de água durante todos os 365 dias x os anos que o menino tiver... Não sei, digo eu, que também tive que tirar um curso para chegar a esta conclusão!

      Eliminar
  13. Antes de continuarem a debitar disparates: http://observador.pt/2014/07/23/tomar-duche-todos-os-dias-faz-bem/

    De nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste o artigo ou achaste por bem qualificar como disparate o que os outros possam dizer só porque te apeteceu?
      O artigo começa logo por dizer que os especialistas estão divididos. A teu ver, que grupo de especialistas diz disparates? O dos que advogam o duche diário ou o dos que não o consideram essencial (não esqueçamos que todos defendem o banho diário de genitais, axilas, mãos e pés)?
      Banho com água muito quente ou sabonetes muito agressivos é sempre mau para a pele seja ele diário, seja ele em dias intercalados. Um banho diário com água tépida e um sabonete equilibrado não só não faz mal como é aconselhado à generalidade das pessoas devido aos factores ambientais externos e o contacto com outras pessoas ou prática desportiva. Outras haverá que, por questões de saúde, precisam de outros cuidados, seja relativamente ao número de banhos, seja aos produtos usados, e isso aplica-se quer por excesso, quer por defeito, há quem precise de mais banhos, há quem não os deva tomar com tanta frequência, mas essa é uma minoria de pessoas, a generalidade da população beneficia com o banho diário.

      De nada!

      Eliminar
    2. Anónimo das 07:58, para o anónimo das 22:02 quem diz disparates são as restantes pessoas (que não especialistas), como você, por exemplo...Está a seguir?!
      Na realidade o que o artigo começa por dizer é: "A questão leva a divisões, mesmo entre especialistas, mas uma coisa parece certa: demasiada água e sabão são prejudiciais à nossa pele."
      Nunca vi ninguém tomar banho sem água, e por "demasiada água" tem que entender que é ao longo de uma vida (de uns anos) de banho diário, não "demasiada água" num único banho e depois compensar do do dia seguinte usando só com duas gotas!

      Eliminar
  14. "Cupcakes na cabeça" é algo ofensivo? É que se for, não fui que os lá pus.

    ResponderEliminar
  15. Esta assume que não toma banho todos os dias mas aposto as minhas fichas em mais umas quantas... É que é visível a olho nu.
    Outra coisa que me custa a entender é como é que se deixam fotografar com o cabelo nojento para publicar nas redes sociais.

    ResponderEliminar
  16. Não percebo de quem falam. É a só vestido? É que se for ela não diz que não tomam banham todos os dias, diz que há dias em que as pequenas não querem tomar banho.

    ResponderEliminar
  17. https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17022357_1107265799402850_8372847063705547121_n.jpg?oh=d1173ec7575d3ee5a9dbeb07e2382542&oe=596D1A46

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kina, 'tou aqui cheirosinha e fresquinha, saravá banho matinal lovers!, mostra-nos lá o caminho. Eu espero. Fico aqui exposta à poluição e às pessoas mas depois tomo um bom banho e fico bem. No worries! Sabes como é, uma mão lava a outra das duas lavam a cara (and so on, and so on... até chegar à pontinha do pé tudo se lava).

      Eliminar
    2. Luz?
      olha, sobre esse tema, diz que há quem gaste muita, outros pouca, outros ainda assim-assim, que uns gostam de ter sempre tudo aceso, quando não até ficam ansiosos, e outros que não, tudo sempre apagado e à vela que não gasta, bem vistas as coisas faz sentido por causa dos recursos energéticos e assim, sabes que até há uns malucos que só dormem com as persianas abertas e outros tarados que só conseguem fazê-lo com elas fechadas!? tu já viste?

      (tomaste banho? cheiras bem? opá que fixe p´ra ti!)

      Eliminar
    3. Então mas depois como é que sabemos qual é o team bom senso quando ela desfilar? Não é o dos banhos diários, não é o dos banhos em dias alternados, qual é? Vou sentar-me ao teu lado, posso? Aprende-se muito a observar.

      Eliminar
  18. Eu tento não tomar banho todos os dias. E esta? Muitas vezes tomo banhos diários mas não devia e sempre que posso evito-os

    ResponderEliminar
  19. Aliás, acrescento outra: no inverno os meus filhos não tomam banho todos os dias. Avaliar a higiene dos outros pelo número de banhos é muito redutor. conheço quem tome banho e não mude de roupa de trabalho por exemplo. eu nem uso perfume todos os dias e cheiro bem. não tenho um trabalho que me obrigue a transpirar, por exemplo, e os meus filhos mesmo tomando poucos banhos, em prol da saúde da pele deles, não precisam de perfume Mustela para cheirar bem

    ResponderEliminar
  20. Vou para Norte, como Caco? Pistas pls? E eu que chego sempre a todas...

    ResponderEliminar
  21. Aquele momento em que descobrimos que a Picante é uma dermatologista, com vasto conhecimento na área da saúde da pele... Assim como é de péssimo tom, as tontinhas virem falar de dietas, vegan, paleo, parentalidade positiva, negativa, mediana e o raio que as parta, sem conhecimento de causa, a Picante antes de emitir opiniões sem conhecimento também deveria informar-se. Quer tomar banho todos os dias? Força nisso, dizer que não é higiénico, pois... fique lá com as suas ideiazinhas estereotipadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem razão, é preciso se-se médica para poder falar de limpeza. Caramba! Onde é que eu tinha a cabeça?

      Eliminar
    2. Toda a gente sabe que uma boa quantidade de sebo nos refegos faz bem à saúde...

      Eliminar
    3. Picante, fala como se fosse uma verdade absoluta ser necessário tomar banho todos os dias e que tal está ligado à limpeza. Em Portugal, porque temos um clima mais quente, eu pessoalmente porque ando a pé todos os dias e porque treino com frequência, tomo banho todos os dias. Mas consigo perfeitamente conceber que haja quem, com rotinas diferentes, ou em países diferentes, o faça dia sim, dia não (como uma amiga minha e sua família dinamarquesa, coisa em que reparei quando os fui visitar). Já li inúmeros artigos de médicos a defender que o estarmos constantemente a lavar a pele (com água e sabonente/gel) só contribui para destruir as suas defesas naturais. E que a nossa limpeza do corpo devia passar apenas por zonas íntimas/de transpiração e não esfregar todos os dias braços, pernas, costas, etc. Por isso é assim um big deal tão grande alguém afirmar que não toma banho todos os dias (que nem sei quem foi, by the way)?

      Eliminar
    4. Anónimo das 13.08, se quer ser anormal a esse ponto, sinta-se à vontade. Certamente que sebo nos refegos fará bastante menos mal que sebo no cérebro, que parece ser esse o seu caso.
      Claro que não é preciso ser-se médica para falar de limpeza, daí a Picante ter feito, mas achar que não é higiénico, só porque é sua prática diária tomar banho e quem não o faz diariamente tem uma higiene mais duvidosa, isso já é parvo. Cada caso é um caso, eu por acaso até tomo banho todos os dias, porque para mim não há melhor forma para despertar, se praticar desporto, até tomo dois banhos por dia no Inverno, agora também tenho a perfeita noção que a qualidade da água e os produtos que se utilizam para tomar banho, destroem a camada de bactérias benignas que protegem a pele. Quando vim de Coimbra para Lisboa, fui ao dermatologista porque sentia comichão no corpo, ele próprio indicou que a água em Lisboa é bem mais agressiva para a pele e que se não me fizesse confusão, para evitar tomar banho todos os dias. Isso de acharem que as boas práticas de higiene está directamente relacionado com o número de banhos que se toma...

      Eliminar
    5. Eu estou em Portugal, como é óbvio não me refiro aos hábitos dos dinamarqueses. Mas conhei franceses que não tinham banheira em casa, iam aos banhos públicos semanalmente. Vai desculpar-me mas eu acho isso uma real porcaria.
      E, ao que li, varias pessoas que vieramaqui assumir não tomar duche diário tomam-no às prestações, coisa que quanto a mim é só menos prático.
      Eu, quando andava de autocarro bem que sentia o fedor matinal de quem não vê água e desodorizante, grandes porcos, mas é.

      Eliminar
    6. "Eu, quando andava de autocarro bem que sentia o fedor matinal de quem não vê água e desodorizante, grandes porcos, mas é."... Isso é só parvo.
      Eu tomo banho todos os dias, sempre o fiz e coloco logo desodorizante e aqui há uns tempos cheirava imenso a suor (incomodava-me a mim), fui ao médico e ele disse que deveria ser alguma alteração hormonal que teria que fazer exames. Acabei por não fazê-los porque passou, mas ainda andei umas 2 ou 3 semanas assim. Ainda bem que não se cruzou comigo senão chamava-me de porca!

      Eliminar
  22. Eu sou incapaz de não tomar banho todos os dias. Mesmo naqueles em que fico em casa e me apetecer andar o dia todo de pijama. E todas a noites passo por aquela zona tão elegante da casa chamada bidé.

    O meu marido idem.

    A minha filha toma banho dia sim dia não no inverno, por uma questão de tornar os fins de dia menos caóticos. Toma banho à gato, como lhe chamamos lá em casa, mudando em seguida a roupa interior. No entanto, admito que não fica com aquele cheiro fresquinho típico de um bom banho.

    Dito isto, acrescento que lido com pessoas que não tomam banho todos os dias e que mantém o ar lavadinho, cheiroso e elegante. Há mais maneiras de tratar da nossa higiene sem que isso implique passar o corpo todo por água. Aliás, há dermatologistas que o recomendam vivamente. Logo, para quê tanta crítica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário mais sensato de todos. Haja gente equilibrada no mundo!

      Eliminar
  23. Aqui toma-se pelo menos um banho por dia, no verão são sempre dois e no Inverno há muitos dias em que tomo dois. E uso o bidé diariamente. Pode não ser o ideal para a pele? Tudo bem, mas não consigo conceber a ideia de não me sentir lavada. E para quem diz que só é preciso lavar os pés, axilas e afins, porque o resto está tapado...eh pá...eu preciso de sentir o pescoço bem lavado, atrás das orelhas e sim, as pernas, os braços, a barriga tb. Vamos a outra questão: relações sexuais e não tomar banho todos os dias? Errrr...Para mim não dá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aí é que está: sentir-se lavada. cada um sabe de si e não é assim tão inconcebível que alguém se sinta lavado sem ter de tomar banho de cada vez. Por exemplo se for ao ginásio ao fim do dia tomo banho e portanto não se justifica tomar banho no dia seguinte de manhã (a menos que tenha calor de noite ou que tenha havido festa com o marido). Não julguem tanto os outros...

      Eliminar
    2. Ora pois falou muito bem .. relações sexuais que calham no dia de não tomar banho ... como fazem ?!?!? Por amor da santa !! É tomar banho todos os dias, trocar de roupa e ponto final !! Deixem se de porcarias , sim !?!?

      Eliminar
    3. Mmmm... deixa cá pensar... se as relações calharem no dia de não tomar banho se calhar... toma-se banho? não sei, é uma ideia. se calhar as pessoas não têm um calendário fixo e um fiscal a ver se tomaram banho no dia em que não era suposto ou vice versa

      Eliminar
    4. Anónimo das 17:03 e relações todos os dias? Como se gere a agenda? É que há quem as faça diariamente ;-)

      Eliminar
    5. Uuiiii... Soubesse esta gente que há homens que pagam para a menina não tomar banho (dias, semanas!). E que há homens que pagam por coisas bem piores! E escusam de dizer que não é o vosso homem, porque as mulheres desses homens não sabem que são eles, obviamente!
      Há gente que vive numa redoma de vidro!! Têm que começar a olhar para o mundo à vossa volta, falar com pessoas, saber o que se passa sem ser à volta do vosso umbigo!

      PS - Trabalho num sítio (área da saúde)onde aparece de tudo. Tudo aquilo que se estas senhoras daqui apenas imaginassem morriam logo!!

      Eliminar
    6. Anónimo das 12:06 "escusam de dizer que não é o vosso homem" é um bocado exagero não? Acredito que há gostos e taras para tudo, mas esse tipo de frase é tão: eu é que sei e não se fala mais do assunto. Numa relação saudável, as taras são para se partilhar ;-)

      Eliminar
  24. E agora com o Verão a chegar, não tomar banho chega a ser dramático! E por falar em lavar ( apesar de tudo tem um ar lavadinho) sou só eu a achar aquelas sandálias douradas adequedas a sras de 60 e muitos...um horror?! Se fossem do Guimarãues ninguém olhava, assim são lindas de morrer. Com papas e bolos, se enganam os tolos!

    ResponderEliminar
  25. Oh que disparate...tomar banho diário é uma questão cultural e associada ao clima. Não é uma necessidade. Falando só na Europa, nos países do Sul toma-se banho todos os dias no verão (algumas pessoas também no inverno), nos do Centro de 2 em 2 dias e nos do Norte é banho semanal. E, obviamente, nem todas as pessoas desses países são porcas e pouco asseadas. Há muitas formas de assegurar a higiene sem se meter debaixo do chuveiro. Há muitos anos vivi num país do norte da Europa onde a câmara aconselhava a não arrendar casas a "latinos" pois têm o péssimo hábito de tomar banho todos os dias e gastam muita água...portanto, perspectivas. Eu tomo banho todos os dias, se não tiver feito nada muito activo nem transpirado às vezes dá-me a preguiça e não tomo. O meu filho no inverno toma banho dia sim, dia não, porque ainda não está na idade de passar o dia a correr, logo não transpira. Somos pessoas muito limpinhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na idade média só os ricos tomavam um banho semanal, claro que não é uma necessidade...

      Eliminar
    2. acho que era a rainha Vitória de Inglaterra que tomava banho uma vez por mês "quer precisasse quer não". na idade média tomar banho (semanal, mensal ou o que fosse) era coisa de muçulmanos e por isso muito mal visto. tomar banho é cultural sim. agora que hoje em dia se diga que toda a gente devia tomar banhos pelo menos diários é preconceito

      Eliminar
    3. Estamos a fazer comparações com a Idade Média? Epá, venham de lá os piolhos e os percevejos ahahahahah

      Eliminar
    4. Semanal? Anual, anual.

      Eliminar
    5. Concordo com a Anónimo. Já vivi num prédio onde a conta da água era comum a todos os inquilinos, sendo dividida de maneira igual. E um dos inquilinos dizia que nós (eu e o meu marido) deveríamos pagar mais porque como somos portugueses tomamos banho mais vezes. :) É realmente uma questão muito cultural. :)

      Eliminar
    6. É um pouco como os cabelos. A minha avó lava o cabelo 1 vez por semana, tem um cabelo lindo, luminoso, sempre com bom ar e nada oleoso. A minha mãe lava o cabelo 2 a 3 vezes por semana, coisa que já a fazia torcer o nariz. Quando soube que eu lado dia sim dia não ia caindo o carmo e a trindade. Para quê tanta lavagem!?! Que não é preciso, que é um desperdício, que faz mal, etc.
      Se alguém da minha geração me disser que lava o cabelo uma vez por semana (ou mesmo 2) vou torcer o nariz e achar pouco higiénico. Mas tenho na família exemplos que mostram que depende do cabelo. Já o meu marido se toma banho, lava o cabelo e não entende como é que consigo sair do duche sem ter lavado a cabeça, sente ele que o banho não é completo.

      Eliminar
    7. E essa Câmara, pôs isso preto no branco? E já agora, Maria 21h23, disse Ámen ao Sr que falou assim, de si e do seu marido? Olhe acontecer isso em Portugal, a pessoas de nacionalidade ou etnia diferentes. Horrível.

      Eliminar
    8. Anónimo das 17:06, tem filhos??? è que dizer que piolhos só na idade média!!!!

      Eliminar
    9. Ó anónimo das 18.35, enquadre a resposta sff

      Eliminar
    10. Barcalense. Rimo-nos, que haveríamos nós de fazer? Até porque sim, muito provavelmente até tomávamos mais banhos que os outros, e para nós não foi um insulto, apenas uma ideia idiota. Obviamente que não aceitámos pagar mais porque sei lá no que os outros gastavam a sua água.

      Eliminar
    11. Maria, a sua avó é que faz bem! Faça o mesmo que ela e vai ver que fica com um cabelo (ainda) mais bonito.

      Eliminar
    12. Barcelense,sim,preto no branco. Claro que é horrível,não disse que era bom,mas sabe,há países que tratam muito mal a sua comunidade imigrante, são muito xenófobos, e eu nem era imigrante,era estudante! felizmente Portugal não é um desses países. Utilizei esse exemplo para demonstrar que o banho diário é muito mais uma questão cultural do que propriamente de limpeza.

      Eliminar
    13. Eu lavo o cabelo duas x por semana. A minha filha no inverno basta-se perfeitamente com uma vez por semana. E temos ambas um cabelo de fazer inveja, lindo, brilhante, saudável e limpo. Qualquer cabeleireira sabe que lavar o cabelo todos os dias só faz mal.

      Eliminar
  26. Eu não tomo banho todos os dias, mas juro, juro! que não cheiro mal...
    Ah e tomar banho de manhã, é pá, não consigo.
    O cabelo fica estúpido, prefiro à noite.

    ResponderEliminar
  27. Não há banho "à gato" que se equipare à frescura de um bom duche.
    Tal como não há comparação entre um bom banho, em que se lava o cabelo, e o duche rápido quando não o temos de fazer.
    Tomar banho dá alguma preguiça, sim, mas há que contrariar a inércia.
    Até porque é sempre no dia em que cedemos à tentação e nos vestimos à pressa para ir a correr à rua buscar qualquer coisa, ou que ficámos mais 20 minutos na cama quando devíamos lavar o cabelo, que encontramos alguém... e invariavelmente nos sentimos desconfortáveis... porque será?

    Cada um sabe de si, e não vou tecer juízos de valor, mas eu sou pelo banho... e agradeço que as pessoas à minha volta também o sejam ;)

    ResponderEliminar
  28. O que eu acho curioso é que a imensidão de crianças com peles atópicas e eczemas e tudo e tudo coincidiu com esta "mania" moderna de dar banho todos os dias às crianças. Todos os dias há banho com mustela (ainda estou para perceber o porquê do fascínio) e uns meses depois está tudo na farmácia a aviar a receita dos cremes para pele atópica. Se lavassem menos os bebés e as crianças de certeza que não havia tanto problema destes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha anónimo? Isto aqui são só supra-sumos que associam banhos diários a higiene, milhares de estudos que contradigam isto não é válido, porque já se sabe a sabedoria popular é o que está a dar!!

      Eliminar
    2. A recomendação de não dar banhos diários aos meus filhos foi dada pelos médicos que os seguem, não é sabedoria popular.

      Eliminar
    3. Não há nenhum estudo que contradiga se a pele for normal e lavada com sabão delicado que faça mal... vários bebés com banhinho todos os dias passaram por mim e nenhum tem problemas de pele. Aliás, nas próprias maternidades, mesmo os bebés prematurinhos tomam banho todos os dias mal deixem a incubadora.

      Eliminar
    4. Anónimo das 10h32, não percebe ironia pois não? Eu concordo consigo

      Eliminar
    5. Anónimo das 11:52, isso não é verdade, sou mãe de um prematurinho com 33 semanas que esteve na incubadora e mesmo quando saiu a rotina do banho para todos os bebés internados é dia sim dia não. (antiga Maternidade Julio Dinis) Centro Materno Infantil do Porto

      Eliminar
    6. Não sei em que maternidade se lavam os bebés todos os dias mas não é em Portugal de certeza.

      O meu filho, como ao anonimo de 20.março 10.32h a indicação de não dar banho todos os dias veio precisamente dos especialistas na área.

      Eliminar
    7. Nas maternidades lavam os bebés todos os dias. mas em que é que isso significa que devam ser lavados todos os dias quando estão no sossego do lar com contacto com muito menos gente? Já tive, infelizmente, filhos internados e a primeira coisa que fiz assim que cheguei a casa foi dar-lhe banho e lavar a roupa TODA que esteve no hospital mesmo a que não foi usada. Coisa bem diferente é um bebé ou criança pequena que está em casa
      (Anónimo das 23:44: a ironia escapou-me, confesso)

      Eliminar
    8. Isso de banho todos os dias nos bebés é mentira, tenho uma de 2 meses e foi-me dito para dar banho 2 a 3 vezes por semana. Tenho um de 3 anos, que nasceu prematuro e era dia sim dia não.

      Eliminar
  29. Cada um sabe de si.
    Eu detesto pessoas a cheirar a cama. Cada pessoa tem o seu odor próprio é certo mas, já sei que sou uma picuinhas, eu gosto do cheiro de pessoas lavadinhas (corpo, cabelo e roupa).
    Cá em casa toda a gente toma banho diário e veste roupa lavada.

    ResponderEliminar
  30. Não há nada que justifique o banho não ser diário. Para uma pele saudável é essencial uma limpeza diária aliada a uma hidratação também diária e com um creme adequado ao nosso tipo de pele. Rise,Shower and Shine!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sr. dermatologista?! Coloque aqui o link do artigo /estudo que diz isso que acabou de referir como uma verdade absoluta - "Não há nada que justifique o banho não ser diário."
      Obrigada!

      Eliminar
  31. E ainda acrescento que uma pele com colónias de bactérias por falta de banho, não é uma pele saudável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê-se que entende muito de bactérias!!!!!!

      Eliminar
  32. estava a ver que lhe escapa esta!!!!!

    ResponderEliminar
  33. Só tenho uma coisa a dizer.
    Quem, depois de utilizar a sanita e mesmo gastando um rolo de papel, não utilizar o bidé e se lavar com sabonete ou sabão, ou o que quiser, é porco/a.
    Particularmente não me deitaria ao lado de uma mulher sem ter esse cuidado, nem nunca dormiria com uma mulher por mais bela que fosse que não tivesse o mesmo cuidado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui Picante não diz nada? É que de facto há pessoas (não o Corvo que parece que está no gozo) para quem o mínimo indispensável no que toca à higiene é também lavar-se após o uso da sanita, muitas vezes nem recorrendo ao papel ou então após este. E dirão estas pessoas que não compreendem quem não faz o mesmo e que são todos uns badalhocos.

      Eliminar
    2. Anónima das 23:34
      A Picante não diz nada porque é inteligente e sabe muito bem que eu tenho razão.
      Mas para si que parece não ter compreendido, ou não querer compreender, eu explico-me melhor.
      De que se fala aqui? De higiene corporal, mas cingindo-a unicamente ao banho. Ora o banho, diário ou espaçado entre dias não tem nada ver com higiene corporal. As bactérias desenvolvem-se em ambientes propícios como sejam boca, genitais e ânus em que os ácidos naturais propiciam o desenvolvimento delas. Não é a pela seca o seu habitat.
      Agora diga-me que higiene há num ânus, e na região circundante, com excrementos espalhados pelo papel.
      Compreendeu agora?

      Eliminar
    3. Convém ainda alertar a incauta leitora para o perigo, tantas vezes descurado, daquela situação em que se soltam gases. Ora o gase, como sabemos, funciona como autêntico boost para todas as bactérias que, quais ladinas indesejadas, habitam ali pela região perianal. O gase é inimigo, portanto, da higiene, deve ser combatido ou, quando não contido, o seu efeito revitalizante deverá ser o quanto antes anulado através da eficaz lavagem do orifício por onde se desprendera e áreas circundantes.

      Eliminar
    4. Eu concordo com o Corvo. O bidé é um pós-papel higiénico. Qualquer outra parte do corpo, se se sujasse com fezes, seria lavada com afinco. Porque é que o ânus não? Só porque não vê o sol? É que ainda por cima há muito boa gente com pelos no rabo.

      Eliminar
    5. Não, não compreendi. Da mesma forma que acho que não compreendeu o que eu quis dizer: cada um de nós tem um padrão de higiene. Se eu tomo banho todos os dias, acharei que quem toma banho de dois em dois dias terá menos higiene que eu. Da mesma forma que quem toma 2 banhos por dia achará que eu sou uma badalhoca. O meu comentário vinha nesse sentido: para a Picante o certo é tomar 1 banho por dia e quem não o fizer é badalhoco. Mas terá ela outros cuidados de higiene que tanta gente tem? Essa mesma gente pode então chamar badalhoca à Picante?

      Eliminar
    6. Ora aqui está uma opinião valiosíssima da anónima das 20:30.
      Tem toda a razão e isso sim, é e sabe o que é o significado de higiene.
      Acresce-se ainda para essas pessoas que não utilizam o bidé e só tomam banho pela manhã, o "insignificante" facto de se deitarem depois da obrigação diária ter sido cumprida e rapidamente limpa a meia folha de papel, fazerem sexo sem quaisquer problemas abrilhantado com sexo oral comme il faut.
      Desfrutem.

      Eliminar
    7. Anónimo das 21:29
      Tem razão e quero pedir-lhe desculpa. Li muito rapidamente e respondi sem ter interpretado devidamente o seu comentário.

      Eliminar
  34. Dar 2 banhos por semana a um bébé, really? Os bebés bolçam e os refegos ficam com aquele cheiro a azedo... Banhinho diário é outro conforto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha nunca bolsou. Sempre dei banho dia sim, dia não, porque não sentia que houvesse necessidade de a submeter a um banho todos os dias.

      Eliminar
    2. A minha sempre deu banho diário aos seus três filhos. Pretendo fazer o mesmo quando tiver o meu bebé.
      Há coisas que não consigo conceber, a falta de higiene é uma delas. blhac.
      Além disso, regra geral, o banho é relaxante para o bebé.

      Eliminar
    3. Não é falta de higiene e nem sempre é relaxante para o bebé. Mas não vou argumentar consigo.

      Eliminar
    4. Quando o pediatra na maternidade lhe disser que o banho diário faz mal provavelmente vai perceber.

      Eliminar
    5. Sabe que pode passar uma gaze molhada à volta do pescoço?
      Não tem nada que agradecer, ainda bem que viu a luz!

      Eliminar
  35. Eu só lavo o vabelo 1x por semana, tomo banho todas as noites e com o periodo noite e dia. Mas o meu cabelo não tem necessidade de mais. Seco e com.caracóis. tenho amigas com cabelo oleoso que lavam.de 2 em 2 dias...o cabelo depende do tipo de estrutura que o mesmo tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu mto bem! As tuas amigas é que deveriam resolver o problema da oleosidade do cabelo delas, e não é lavando de dois em dois dias que resolvem a situação. Vão ao dermatologista.

      Eliminar
    2. Eu com cabelo oleoso lavo diariamente. Dizem que faz mal, a mim faz-me pior sair à rua desconfortável.

      Eliminar
    3. Nem é a questão da oleosidade, mas sim da falta de higiene.
      Um cabelo lavado apenas uma vez por semana, é um antro de bactérias.
      De pensar nisso, até fico com comichões.

      Eliminar
    4. Está equivocada, e não tenho comichão nenhuma! Aliás, ao fim de 7 dias ainda cheira a champô. Mas eu entendo, não é para todos os cabelos...não é para quem quer é para quem pode!!!

      Eliminar
    5. Ao fim de sete dias o seu cabelo ainda cheira a champoo... Pois sim, e eu sou criadora de unicórnios!

      Eliminar
    6. Cara anónima de cabelo oleoso,
      É impossível que o seu cabelo ao fim de 7 dias esteja limpo e cheire a champô.
      Não é para todos, claro que não. Os bons costumes de higiene não são mesmo para todos.
      Já a minha avó dizia, não há nada que chegue a uma pessoa limpa e de roupa lavada.
      Não sei se é o caso, mas é usual ver gente com a mania que é fina, mas depois o banhinho...

      Eliminar
    7. "...é um antro de bactérias."
      Lol...Alguém anda a precisar de consultar um psiquiatra para falar sobre TOC!!

      Eliminar
  36. E atrás das orelhas, quantos lavarão atrás das orelhas?...

    ResponderEliminar
  37. Será que no fim do sexo também não se lavam?
    Agora fiquei enjoada com o pensamento que me veio à cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lavam-se, passam álcool nos genitais, dão com o chicote nas costas, voltam a tomar banho, rezam e cama.

      Eliminar
  38. Que elegância de post e que elevação de comentários! É mesmo de gente fina.

    ResponderEliminar
  39. Não será vital deitarmo-nos lavados? Ir para a cama sujos é do pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho vital ir para a cama lavada, mas no inverno, tomando banho de manhã, não me sinto suja ao final do dia. No verão sim, duche completo de manhã e duche sem lavar o cabelo à noite.

      Eliminar
  40. Continuo sem perceber onde começou este assunto... ajudem a pobre alma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que importa para o bom andamento do planeta perceber onde começou este assunto?
      O importante é saber se toma banho e com que frequência o faz, e mais imperativo é saber se lava o cu depois do serviço feito.

      Eliminar
    2. Vá lá, anónimo... sabe que não vou publicar isso, não sabe?
      (mas soltei uma. valente gargalhada...)

      Eliminar
  41. Vocês sintam-se à vontade, sim? Façam como se estivessem em casa... se quiserem um chá ou café é só pedir à minha dona Joaquina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou aqui, patroa. Estava só a acabar de esterilizar as porcelanas e já cá vinha servir os cafezinhos, quantos são? (faço do "bom" ou do "outro"?)

      Eliminar
    2. Agora finja que não é isto que pretende, muitos comentários, argumentos, etc...

      Eliminar
    3. Ora Kina... eu lembro-me de ler que esse Kina não vinha de Joaquina...
      (Sempre do bom, a cevada está guardada para as anónimas más...)

      Eliminar
  42. Então a pessoa tira umas férias de quase dois anos da blogo e quando volta percebe que agora há malta que não toma banho e que... ainda por cima... faz posts acerca disso??

    Bom, acho que chega de internet por hoje. :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vá a coisa pegar-se ou isso...
      Ahahahah eu estou meio pasmada com o que vieram aqui dizer, não sei se ria se chore

      Eliminar
  43. Reparo no enorme desconhecimento dos meus conterrâneos.

    Existe um magnífico produto pós alívio entérico: a Toalhita Higiénica, também utilizada em bebés, permitindo prescindir desse atávico flagelo que é o bidé, essa coisa de águas paradas e germes.

    Eu por exemplo não necessito de banho. Toalhitas, pó de talco e uma dose no leitinho de channel n.5 ao pequeno almoço e ao deitar resolve tudo.

    Poças. É sabido.

    E reparo que há por aqui muitos colegas que nunca participaram numa força expedicionária. Quase não há que beber, quanto mais um banho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa força expedicionária nasci eu, portanto sei o que digo.
      Ninguém no seu perfeito juízo, ou com ele emigrado por algures, vai desperdiçar cerveja a lavar o cu.

      Eliminar
    2. então caro Corvo?!
      estamos agora na era da descrispassarão (ou lá como se escreve a coisa)!

      a responsabilidade é da Lady Kina na sua obsessão pelo banho alheio.

      Eliminar
    3. Vá. Arranjar culpados a martelo não vale.
      Nem Lady Kina nem ninguém. Aqui não há culpados e são todos inocentes.
      Tudo lavadinho por fora e banhadinho por dentro.

      Eliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.