quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Podia perfeitamente ter um blog com dicas* de poupança

Em tendo filhos pequenos podem poupar muito dinheiro se souberem comprar roupa. Afastem-se dos mercados e mercadinhos, aquilo é um roubo, as marcas chegam a cobrar mais em mercados que aquilo que cobram nas lojas, físicas ou on line.
Façam listas. Vejam exactamente quantas camisolas, calças, saias ou calções é que precisam e comprem tudo com um ano de antecedência, nos saldos. Com paciência obtêm descontos até 70%. No início da estação podem comprar uma ou duas peças daquelas que sabem que não vão chegar aos saldos e das quais gostem mesmo. Optem por comprar os básicos nas Zippys desta vida, não há necessidade de comprar meias a 15€ havendo iguais a 5€.
Entre os 3 e os 6 ou 7 anos, bastará terem umas duas ou três mudas de roupa daquelas mesmo giras, mais carotas e mimimi, a partir dessa idade dificilmente as meninas quererão vestidos e saias. Não se esqueçam que a roupa dificilmente dura mais que duas estações, não façam como eu que um dia abri o armário da minha filha e contei alguns 15 vestidos de doze meses, dei alguns ainda com a etiqueta.
Tentem não ceder aos desejos de consumo, para isso o melhor é pensarem que já têm 4 casacos de malha, que efectivamente aquele do pom pom beige que ficaria tão amoroso caso comprassem umas meias da mesma cor e uma camisa aos quadrados em tom de azul e beige, para dar com o vestido de fazenda azul sem mangas que lá têm em casa, não é de todo preciso, até porque já têm quadro conjuntos a fazer o mesmo feito...


* e o que me custou escrever a palavra, Senhores? Sabem lá vocês o que eu odeio esta palavra, quase tão má como... bem, como... hum... pois é isso.

59 comentários:

  1. >ippy, H6M e Zara, com coisas giras a bons preços (sobretudo a zippy) e que servem tão bem para o pouco tempo que vão ser usadas. E deixem lá as golas e os colares e mimimis para os dias de festa, que as crianças querem-se confortáveis para serem...crianças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre a qualidade das peças de roupa da Zara e da Primark prefiro as da Primark a léguas. Pelo menos para rapaz.
      Desde que comecei a comprar as calças de ganga do meu filho lá deixei de as ter rasgadas em três tempos. Eles não me pagam para publicidade infelizmente mas entre dar 20€ num par de calças da Zara kids ou dar 7€ por umas que duram muito mais, a escolha é óbvia.

      Eu acho a Zara obscenamente cara para a qualidade que oferece. Indo por exemplo a um outlet de roupas de marca consegue-se roupas pelo mesmo preço com uma qualidade incomparavelmente superior. Para ter a qualidade da Zara vá a uma Primark desta vida (e em algumas coisas até é melhor) e a carteira até agradece.

      Eliminar
    2. Eu detesto a Zara. Para rapaz, então, acho intragável. Dentro do género "para bater" sempre prefiro a do C&A.
      Já para rapariga a coisa é mais fácil, há por aí muita loja com coisas giras.
      Enquanto eram mais pequenos, tudo o que era roupa de fim de semana ou festa era comprado em Campo de Ourique, havia uma loja que eu adorava e entretanto fechou, a Patachoka. No Castil também há uma com coisas giras que está sempre em promoção.

      Eliminar
    3. Eu adoro as roupas de criança da Primark também. Melhor relação qualidade/preço do género. Os calçados também são ótimos - minha filha tem um par de sapatilhas de lá, nada pirosas, que usa há um ano praticamente todos os dias, e só agora começaram a ficar mais "surradas". Quase tudo dura bem - por exemplo, ela usou umas calças de ganga desde 1 ano até os 2 1/2 - e há peças muito giras mesmo. Só compro em outras lojas nas promoções ou quando viajo.

      Eliminar
    4. Eu tenho a sensação que a C&A está a começar a encarecer, à semelhança da Zara (tem é uma qualidade superior).
      Eu vivo mais para o norte e volta e meia dou um salto ao Style Outlet, em Vila do Conde. Ainda esta semana lá fui e comprei umas sapatilhas da Reebok por 17€ para o meu filho e no verão passado comprei-lhe lá uma camisa para um casamento por 5€ (da Lion of Porches).
      Há uns 2 anos aproveitei os saldos lá e comprei algumas peças para a estação seguinte mas no ano passado não tive tempo para o fazer.

      Há coisas nas quais prefiro investir mais, como os sapatos. Só que por norma consigo boas botas de pele para ele a uns 20€ (nada como viver na cidade do calçado), as sapatilhas usualmente prefiro comprar também com melhor qualidade, o que nem sempre se traduz em serem mais caras. Nesse campo, por norma é o meu marido que escolhe pois ele percebe muito mais de qualidade do calçado do que eu.
      Mas sinceramente, em calçado, se tivesse de dar 50€ por um par de umas boas botas para ele dava.

      Também já comprei calçado na Primark e não me desiludiram, exceptuando um par que se desfez em pouco tempo não tive razão de queixa, mas prefiro comprar de qualidade superior quando me aparecem bons negócios.
      Por outro lado, entre os sapatos da Primark e da Zippy ou da Zara não vejo diferença nenhuma na qualidade. Obviamente que volta e meia aparece um par com melhor qualidade ou menor qualidade em cada uma dessas lojas... só que a diferença de preço entre elas é bem grande.
      Por acaso calçado nunca comprei na C&A, nem da H&M por isso não faço ideia da qualidade dos sapatos deles.

      Eliminar
    5. Há coisas na Zara que são realmente caras, mas é como tudo. Ainda a semana passada comprei lá 3 camisolas (ti-shirts de manga comprida, práticas e boas para as estações intermédias), com um ou dois pormenores amorosos, em algodão orgânico, por 3€ cada uma (e sem saldos). Acho que com o primeiro filho e no primeiro ano acabamos todas por cometer o mesmo erro de comprar muito!

      Eliminar
    6. Eu gosto realmente da C&A para rapaz. O meu filho compra lá imensa coisa, é a loja preferida dele, acima das Billabong ou Rip Curl e afins. Para estragar acho mesmo muito bom e com uma qualidade muito superior a Zaras, Primarks e outras que tais.

      Para a miúda compro gangas onde calha e deixo-a escolher as partes de cima, ela adora a porcaria da Berska que é uma loja que me faz nervoso miudunho por estar sempre desarrumada.

      Nem um nem outro gostam de ter as marcas estampadas nas t-shirts, coisa que só lhes fica bem.

      Quanto a sapatos usam ténis e botas no inverno. Aí compro coisas boas, não faço cedências na qualidade.

      Eliminar
    7. As miúdas e a Berska!!! A minha mais velha só quer coisas de lá. A do Alegro não está nada desarrumada e as funcionárias são muito simpáticas e sempre prontas a ajudar.
      Para o mais novo (7 anos) compro 2 calças de ganga e umas 10 calças de fato de treino. É o que ele gosta de andar, é prático, no inverno anda quentinho quando vai para a escola e mesmo quando se rasgam, paciencia. Aproveito promoções na Declathon, Sport Zone e afins. Na primark também tem. Para as gangas C&A sem dúvida.
      A do meio herda as coisas da irmã. Ela queixa-se que nunca tem nada de novo, então compro sempre umas peças do gosto dela (por vezes não é o meu) nos anos, Natal e assim.
      Só não reciclo sapatos. Ficam moldados aos pés e quando outra criança os usa pode estragar os pés.

      Eliminar
    8. Pois, as miudas e a Berska credo. A minha é igual.

      Eliminar
    9. A Decathlon é outra loja que não me lembrei de falar mas que me tem surpreendido muito pela positiva: roupa com uma relativamente boa relação qualidade-preço.

      Só que estamos nitidamente a falar de fases etárias diferentes. Não faço ideia de como será o meu filho no futuro mas espero que não viva atrás das marcas só por serem coisas de marca.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Cupões de supermercado? Tenho de perguntar à dona Joaquina...

      Eliminar
  3. Mas e em relação às comidas? Quanto a isso não nos safa! Valha-nos a nossa querida popcorn dos states.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que a mãe já vem. Nunca estão satisfeitos, vocês. Pensarão que eu vivo do blog e não faço mais nada na vida? É?

      Eliminar
    2. Em relação as comidas é fácil..... Vaca que ri para toda a gente!!! Não há pachorrinha para estas cenas de marketing que inventam

      Eliminar
  4. JA não há paciência para, as dicas de poupança para os ranhos para o xixi o cóco,fogo!!!! E as mãos a agarrar a barriga??? Toda a vida se Pariu meninas!!!È óbvio que a Medicina evoluiu,e com ela os conhecimentos dos pais!! Mas não é por se exibirem tanto que sabem mais!!!Arranjem trabalho normal, e liguem aos filhos a sério, não é só para o show-off!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Com tanta fotografia pergunto me como se pode ser natural e estar, simplesmente isso:estar. Não dá. Porque tem o prato que estar perfeito. A golainpecavelmente branca enfim.

      Eliminar
    2. antes isso que as sandes de cóco que a outra fala....credo, mas aquilo foi o quê?

      Eliminar
  5. Faltou a melhor dica, arranjem amigos ou familiares que vos emprestem roupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor não é exponham os seus filhos por essa bloga fora à troca de roupa grátis das marcas dos mercaditos?

      Eliminar
    2. Mas toda a gente sabe isso, ou não? Eu recebia sacos e sacos de roupa, houve coisas que nunca precisei de comprar a não ser agora que estão mais velhinhos.

      Eliminar
    3. Os mercaditos são bons para 2 tipos de pessoas para os espertos que são tiveram a ideia de os fazer (convenhamos a 600 euros por expositor) e para os burros que gostam de comprar os produtos inflacionados, só porque sim...

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante26 de outubro de 2016 às 15:14

    picante, com todo o respeito.... fDs, que conselhos de m...a!
    Daqui a pouco vai dizer que só se deve trocar de telemóvel quando aquele deixar de funcionar ou já não servir os requisitos para que foi comprado.

    Quer estragar a Economia, quer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tuga que é Tuga tem de comprar roupa de marca, de preferência com o logótipo bem estampado na peça e só não anda com a etiqueta para dizer quanto pagou porque parecia mal :D
      Conheço uns quantos assim, que fazem de tudo o que está ao seu alcance para dizerem quanto pagaram por determinada peça... por norma elas é malas, acessórios e maquilhagem, já eles é mais gadgets caríssimos mas vai tudo dar ao mesmo.

      Pessoalmente acho que a nossa economia não corre o risco de ficar estragada. Tem sempre de se ter a última moda, o último grito, o carro mais recente, o telemóvel mais caro, a roupa de marca, as férias xpto e por aí vai...

      Eliminar
    2. ahahahahahah PID. Toda a gente sabe que os telemóveis vieram substituir os relógios, coisa que servia para muito mais que ver as horas.

      Eliminar
  7. Filho M, rapaz 9 anos investimento para um ano

    Calças de ganga 3 diferentes (podem durar entre 3 usos ou 9 meses) a 7 euros cada - 21,00

    Calções - cortam-se as calças de ganga pelo buraco no joelho e faço bainha e olha os calções de 5/6 anos ainda servem

    Calças de fato de treino 2 a 7 e 8 euros - 15,00

    Os casacos dos fatos de treino do ano passado ainda servem 3, se precisar de mais, ir ao Décathlon e comprar fatos de treino (casaco mais calça) a menos de 10,00, agora não precisa.

    Sweatshirt 5, 3x3,00 e 2x4,00 - 17,00 a juntar às do lidl compradas o ano passado grandes 3 packs de 2 X2,00 - total 23,00

    Casaco de inverno 10,00 do ano passado mais uma herança

    Casacos de Verão 2 herdados

    Tshirt +- 20 entre os 6 e os 10 anos herdadas/oferecidas (acho que não lhe compro Tshirt há mais de 3 anos)

    Sapatos/botas 2 das mais baratas da Décathlon, compro novo sempre que as anteriores morrem (duram entre 2 semanas a 3 meses)

    Roupa interior: onde for mais barato e à meia dúzia

    Locais de compra:
    Hipermercados
    Kiabi.com
    Décathlon

    E sim, já usou roupa de marca, tenho a informar que o meu filho desfaz a roupa de marca com o mesmo à vontade da sem marca (umas sapatilhas adidas oferecidas pelo padrinho não chegaram a durar um mês, já me trouxe umas calças de ganga completamente rasgadas na terceira vez que as vestiu, anda limpo, lavado e sem buracos, anda quente e confortável e a roupa apesar de barata é gira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje em dia compro muita coisa na Gap. Tem uma excelente relação preço / qualidade.

      Eliminar
    2. A GAP é um engodo, não é assim tão barata, tem outra marca do mesmo grupo da GAP nos EU, Old Navy, com preços bem mais em conta, e roupa para os putos gira, gira.

      Eliminar
    3. Não é, nem nunca foi barata, mas pronto, as pseudo-tias gostam.

      Eliminar
    4. Por acaso a Gap online está sempre com promoções e fica a preços da zara!

      Eliminar
  8. Isto agora tudo dá dicas, mas a melhor dica será seguir o nosso instinto.

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. E "cheio de pinta" nem sei como me fui esquecer disto.

      Eliminar
    2. e um máximo; e super queridas... e, sobretudo, TOP.

      Eliminar
    3. O significado de top:

      https://m.youtube.com/watch?v=0NT5ykm2-BE

      Eliminar
  10. Desculpe lá, mas vou ter de ignorar as suas "Dicas"! Acabaram de me prometer " as compras com mais pinta da estação!" Portanto, vou já a correr, a ver se guardo lugar! FUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Senhora! Senhora! Por quem é, não vá. Senhoraaaaaaa

      Olha.. foi.

      Eliminar
    2. Faz mal, vai comprar mais caro, e alimentar mais situações de exploração de crianças pelas mães...

      Eliminar
  11. O senhor meu filho se eu tentasse impingir uns desses kits acho que tinha uma "filoxera"! Tudo muito bonito mas é para os outros, não para mim, definitivamente! Por isso nem me incomoda nada que sejam os dois no mesmo fim de semana! ahaha!

    ResponderEliminar
  12. senhora minha mae deu-me um conselho para roupa de bebés

    roupa básica e branca. uma ou outra peça mais linda/compostinha de cor.
    assim quando os putos bolsarem ou se borrarem até as orelhas é so meter a maquina de lavar a alta temperatura com lixivia e um ultimo ciclo com detergente de bebe

    genious

    ResponderEliminar
  13. E quando te deparas com uma Blogger (portuguesa) que te ensina em vídeo como preparar fruta para o teu filho? Qual arte de preparar banana, uva e afins... Não sei como a minha mãe conseguiu alimentar-me sem estes vídeos! Está tudo a ficar acéfalo? Ninguém sabe fazer nada sem ver um vídeo na net de uma blogger expert em tirar a casca da banana e cortá-la?

    ResponderEliminar
  14. É impressão minha ou tudo o que é blog está a promover o evento da Cortez e não o da Velez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei, parece que as bloggers desta vida não são grande amigas da velez...

      Eliminar
  15. 2 EUROS o preço da entrada, a sra tem de pagar a casa nova e os luxos... as pessoas são mesmo burras pagarem para comprar...

    ResponderEliminar
  16. Picante, discos pedidos! Sobre o vestido preto que se sujou milagrosamente só para a blogger poder fazer mais uma publicidade encapotada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi num post de queijos escrito "colaboração" pensei "faz-me luz!". Mas foi uma luz momentânea, voltou aos posts de publicidade capotada.

      Eliminar
    2. Se o detergente ainda fosse bom.... Nada! Um de marca branca fazia mais efeito! Se as marcas canalizassem o seu dinheiro para melhorar os produtos em vez de andar a sustentar gentalha que sabe pouco o que é trabalho não se perdia nada!

      Eliminar
    3. É isso mesmo! Ficava tão melhor para ela assinalar como publicidade! A sra acha que alguém acredita na história da mãe?! É mesmo passar o atestado de burras para quem a lê...

      Eliminar
    4. Ela foi la colocar colaboração.
      Mas não deixa de dar vontade de rir, pediu o conselho à maezinha mas milagre, era publicidade hahaha

      Eliminar
    5. E agora parece que à Princesa e à Cacomãe deu para lhes cair o cabelo, e só por acaso estão a usar o mesmo champô, e claro que com óptimos resultados. Assinalar como publicidade é que está quieto.

      Eliminar
    6. Eu fiz o comentário: "A sério que alguém acredita nesta história?" Claro que não vou a luz do dia.

      Eliminar
    7. Fiz um comentário a perguntar se a publicidade era ao skip ou à marca do vestido. Não apareceu

      Eliminar
  17. Ainda ontem revirei os olhos qd li no FB de uma amiga que ela ia ao mercadito.
    A sério, para quê? Acho uma jubalhice, mas, com esforço,tento respeitar a opinião dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tenho amigas a citar aquelas frases giras da miss brilhos. Acho que ganhei...

      Eliminar
    2. Sempre foi???? Really??? A ostentação, ai a ostentação, que confusão me faz.

      Eliminar
    3. Picante, eu "desamigava" ONTEM essas amigas, livra! Coisa mais deprimente.

      Eliminar
  18. Como é que sabe que as marcas cobram mais nos mercaditos do que nas lojas? Já lá esteve?

    ResponderEliminar
  19. Totalmente de acordo. Sobretudo a parte em que fala nos "kits" (ugh!) de festa para meninas a partir dos 6 anos. Vestidos só usam obrigadas e nos dias de festa.

    A Lanidor também tem roupa entre o arranjadinho e o prático, com bastantes promoções ao longo do ano. E um outlet, também.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.