segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dúvidas, a minha vida é isto

Como raio é que se faz uma avaliação física virtualmente, e só com os dados de sexo, idade, peso e altura? Alguém me explica? 
Caramba, é que nem a percentagem de massa gorda se consegue avaliar assim e Jorge, o meu PT, sempre me obrigou a medir aquela porra. Mas talvez Jorge, o PT, estivesse errado e fosse por demais picuinhas, afinal também me mediu a pressão arterial, frequência cardíaca, vimos picos de esforço, pesos adequados e nem sei mais quantas coisas.
Olhem vou jogar na roleta, ao menos sempre vejo os números, não é um tiro no escuro total, pode ser que saia o treze.

23 comentários:

  1. E basta ler os comentários para uma pessoa deseperar pela humanidade.
    Tenho para mim que há gente que adora ser enganada.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso o índice de massa gorda calcula-se exatamente através dos dados que são inseridos. Peso, altura, idade e sexo. Se calhar o seu PT enganou-a com algum aparelhómetro que lhe disse ser o mais indicado para isso. Mas bastavam estes dados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, isso é o índice de massa corporal. Massa gorda é outra coisa.

      Eliminar
    2. Claro que não são suficientes! Nunca ouviu falar em "falsas magras", precisamente porque há muita gente com um peso adequado à altura, idade e sexo mas a massa gorda é acima do recomendável. Pode ter duas pessoas como o mesmo género, idade, peso e altura e uma ter mais massa gorda e a outra ter mais massa muscular.

      Eliminar
  3. Pipocante Irrelevante Delirante25 de janeiro de 2016 às 11:11

    Pista?

    ResponderEliminar
  4. É perfeitamente possível, cara Picante. Basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo: se pesa 60 Kg e mede 1,67 m. Eleva 1,67 ao quadrado e divide 60 pelo resultado obtido. O resultado é o IMC de 21,5.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é o índice de massa corporal, daí a sigla. Eu já tive um imc bem baixo, numa fase depressiva, e uma percentagem de massa gorda alta para a minha idade e peso. Era uma falsa magra, portanto, tinha muito pouco músculo.

      Eliminar
  5. Acho que a parte da saúde é da responsabilidade de cada um. Nos ginásios também não obrigam ninguém a trazer atestado. As pessoas devem ter noção de que devem fazer um checkup antes de se iniciarem no desporto. Quanto ao IMC, sim, é possível calcular com a idade, sexo, peso e altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se forem ginásios com sentido de responsabilidade, obrigam sim. Pelo menos onde andei (agora atenho preguiça, enfim).

      Eliminar
  6. Não confundam Índice de massa gorda com percentagem de massa gorda. A última é medida através de uma maquineta e é o que realmente interessa porque diz o que é músculo e o que é gordura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já para não mencionar que os senhores da área que trata desta coisas das gordices, mandam fazer um exame para saber o peso dos ossos, diferenciando assim, o peso da gordura, do músculo e dos ossos. Nós parodiamos com os ossos, mas a verdade é que tem o seu peso (e largura). :)

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante25 de janeiro de 2016 às 12:05

      E água?

      Eliminar
    3. Queria dizer índice de massa corpórea, como é óbvio.
      Não confundam o IMC com a percentagem de massa gorda.

      Eliminar
  7. Pipocante Irrelevante Delirante25 de janeiro de 2016 às 12:09

    Uma pessoa pode ser gorda e estar dentro do peso normal.
    Ou pode estar acima do peso normal (ideal) e não ser gorda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La Palisse dixit...

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante25 de janeiro de 2016 às 13:08

      La Palisse não confunde excesso de peso com excesso de gordura

      Eliminar
  8. Eu estou no máximo do IMC para passar de normal a excesso de peso. No entanto não tenho muita massa gorda e segundo a minha médica de família, há já uns 25 anos atrás, eu tenho os ossos "muito pesados" por isso 68 kg para 1,66 m "está óptimo, peso normalíssimo para si"

    Claro que não tenho aspecto de magra,apesar de não ter a anca larga,os ossos em si são muito largos, tornozelos e cana da perna muito grossos, maior parte das botas de cabedal não fecham ou não entram, pulsos largos, dedos grossos (anexar no 20), rosto de bolacha Maria, no entanto, segundo os padrões de saúde, estou óptima.

    ResponderEliminar
  9. Deixe lá. O máximo que pode acontecer é perderem massa gorda. Que mal pode vir ao mundo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou perderem só dinheiro...

      Eliminar
    2. Podem perder só dinheiro...

      Eliminar
    3. Bom, a bem da verdade devo dizer que quando vi aquilo achei que o preço era de 618€.
      Dado que é 10 vezes menos não me parece que o risco seja grande. Acho desnecessário, este tipo de ajuda está disponível da net e nas APP dos smart phones mas não é o escândalo que achei que era. Nem de perto.

      Eliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.