segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aposto que estão em pulgas por saber o que ponho nas lancheiras de mini Picantes

É que recebo I-MEN-SOS mails de pessoas que não fazem ideia do que hão de pôr nas lancheiras dos filhos. E eu percebo, é claro que percebo,  afinal este é um flagelo que assombra a humanidade desde sempre. Que haveremos nós de enviar aos nossos filhos para o lanche? Soufflé de espinafres? Empada de pato em cama de rúcula selvagem e frutos silvestres? É um desassossego não é verdade? Mas nada temais, a vossa Picante vai partilhar as suas sugestões de lanche, a partir de agora os vossos filhos não vão caber em si de felicidade, não tendes de vos preocupar mais. Fica a dica para quando acabarem as férias, embora eu ache que podem, desde já, ir treinando.
Preparados? Então cá vai.

Para o lanche da manhã opto sempre por mandar meio queijo roquefort. É super saudável e como já vem partido os Pês adoram imenso:


À tarde envio sempre um queijinho de azeitão. Vai com tábua e tudo, sempre é mais fácil para se servirem e faz um efeito cheio de pinta:


E claro...Envio sempre um copo de vinho tinto para acompanhar. É um lanche PER-FEI-TO!

E então? Gostaram? Não estão TÃOOOO felizes? Tenho a certeza que os vossos gordinhos vão A-DO-RAR!!!

117 comentários:

  1. mas..mas...e as mini tostas? é assim? comer queijo à lambão???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é coisa para outro post. Estou à espera que me contactem para uma parceria...

      Eliminar
    2. Ah Ah Ah Ah Ah... é muito bom!!

      Eliminar
  2. TÓÓÓÓPPPPP! Mum of the year! Nunca me tinha passado enviar à tábua de queijo, realmente dá muito mais jeito. Claro que temos de fazer pela linha dos nossos filhos, não queremos cá gordinhos, mas envio sempre ou um souffle de chocolate ou uma pequena pie.
    Muito, mas muito obrigada por esta partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então.... Depois comem um iogurte para emagrecer. Natural, claro.

      Eliminar
  3. Espero que depois siga as recomendações do ministro Crato e depois mande os Picantinhos para a escola de bicicleta, porque cheira-me que a comer queijinhos dessa maneira são capazes de ficar obesos.

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4649113

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode ser Mirone, a escola não é a walking distance.
      (mas dou-lhes um iogurte para emagrecer, está tudo controlado)

      Eliminar
    2. Não tem de ser a walking distance, basta que seja a riding distance. O sr. ministro não sugere que vão a pé, sugere que vão de bicicleta.

      Eliminar
    3. Mas também não é. Lisboa está cheia de altos e baixos, seria muito pouco viável.
      (além de que a Pipinha ainda mos passava a ferro e deitava ao rio... não vou correr o risco)

      Eliminar
    4. Então? Não é o motorista que os leva? Quer lá ver que têm que ir de transportes públicos?

      Eliminar
    5. O que é isso de transportes públicos?

      Eliminar
    6. Era onde a Picante-Mãe andava quando o seu paizinho tinha o motorista ocupado. Ou já se esqueceu? Aquilo é que eram autênticos banhos de povo, hein?

      Eliminar
  4. Pipocante Irrelevante Delirante29 de junho de 2015 às 09:59

    Vinho ao lanche?
    Aí Picante...
    Todos sabem que um bom tinto é bom é ao pequeno almoço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipocante Irrelevante Delirante29 de junho de 2015 às 14:13

      Entao...
      Uma sande de presunto serrano porco preto gourmet com queijo da serra, e uma malga de tinto a acompanhar.
      Pequeno-almoço dos campeões!!

      Eliminar
  5. Deves ter as crianças cheias de colesterol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o vinho tinto compensa!
      E as lancheiras? São de que marca?

      Eliminar
    2. Isso das lancheiras é outro post. É aguardar que a Roxy me contacte.

      Eliminar
    3. Roxy??? Que falta de noção, as lancheiras são Pasito a Pasito

      Eliminar
  6. Lol. Muito bom. Agora sim, já sei o que mandar no próximo ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que seria da vossa vida sem as minhas sábias dicas?

      Eliminar
  7. Esquece lá a lancheira, agora tens de fazer pizzas em casa;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa receita absolutamente trabalhosa e sem graça, mas que com o molho xpto se torna excelente e nos faz dedicar-nos à cozinha com todo um novo afinco (e aplicá-lo em mais 1231270 receitas)!

      Eliminar
    2. Sim, que poucas coisas há mais saudáveis que pizzas e o molho de tomate é uma coisa absolutamente desconhecida...

      Eliminar
  8. Isso de levar lanche para escola é só para as pessoas de bem, não é?
    É que a minha rica filha, que anda numa reles IPSS, não precisa de levar nada para comer pois é a creche que fornece tudo.
    A minha filha nunca uma gordinha feliz. Primeiro porque não é gorda e depois porque não tem de levar lancheira com queijinhos.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, tem de repensar rapidamente a situação da sua filha. Onde já se viu? Não enviar lanche para o colégio?

      Eliminar
    2. Já estou a tratar do cancelamento da matrícula e já comecei à procura de sitios onde tenha de levar lanche. Mas não está fácil.

      Eliminar
    3. Nem tinha pensado nesse pequeno pormenor, o de levar o lanche para a escola.
      A minha filha mais velha já andou num colégio privado, numa IPSS e agora na escola pública (sempre a descer ehehehe) e só agora na escola pública é que tem que levar lanche!

      Eliminar
    4. Agora sem brincadeiras. Na minha santa ignorância sempre pensei que os lanches estivessem incluídos. Eu já acho que pago imenso de mensalidade numa IPSS, mas está tudo incluído desde refeição ao horário alargado (Todas as refeições, o que pode implicar vários lanches para as crianças que entram muito cedo ou saem muito tarde. Quanto ao horário, está aberta das 7:45 às 19:15 e as crianças podem ficar lá o tempo que for preciso.). Nunca me passou pela cabeça que num colégio de gente fina (ou caro como quiserem), se tivesse de levar lanche...sabia apenas que se tem de pagar o prolongamento do horário.
      Mas depois de ver que o ano lectivo termina em Junho, já nada me admira.

      Sou do povo, não estou habituada a estas coisas top.
      Ana

      Eliminar
    5. Em vários colégios privados as crianças podem ter almoço de colégio ou levar cesto. Quando levam cesto têm de levar almoço e lanche. Parecendo que não são uns cento e vinte euros a menos na mensalidade.
      Mesmo nas escolas públicas, onde não é permitido levar cesto, o lanche pode estar ou não incluído, depende da vontade dos pais e grau de esquisitice das crianças.

      Eliminar
    6. Desconhecia, mas como disse sou do povo, compreendo e aceito se a Picante me quiser excluir do seu blog.
      Lá onde anda a minha rica filha só há um preço, quer coma ou não, que fica um dia inteiro ou não. Mesmo assim pago menos de mensalidade ali que num desses colégios de bem. E olhe que já acho caro o que pago por mês (estou ali no 4º escalão, ou seja, o segundo menos caro).

      Claro que para uma stay at home mom (a chamada doméstica) tem sempre tempo para preparar o almoço e o lanche para as gordinhas. Convenhamos que não deve dar muito trabalho enfiar um frasco de "fruta" e uns palitos de queijo numa lancheira.
      Ana

      Eliminar
    7. Ana, não é dar trabalho ou não, que para isso está lá a empregada. Mas se tem a marca dos queijos a dar o queijo, a marca do leite a dar os pacotes de leite com chocolate e mais umas quantas borlas, porquê pagar os tais 120€ das refeições que a Picante refere acima?
      Isto, claro, se quisermos acreditar naquela treta, porque para mim é muito óbvio que o texto não passa de publicidade, não é por ali que ficamos a saber se a filha leva ou não lanches para a escola. Hoje escreveu assim para dar sentido ao texto publicitário que estava a escrever, amanhã esquece-se e vem gabar o excelente colégio das gordinhas, onde as deixa pela manhã e fica muito descansada porque está tudo incluído, não tem que se preocupar com nada porque eles tratam de todas as refeições.

      Eliminar
  9. Isso de levar lanche para escola é só para as pessoas de bem, não é?
    É que a minha rica filha, que anda numa reles IPSS, não precisa de levar nada para comer pois é a creche que fornece tudo.
    A minha filha nunca uma gordinha feliz. Primeiro porque não é gorda e depois porque não tem de levar lancheira com queijinhos.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (aprovei o comentário em duplicado para as pessoas ficarem a pensar que tenho muitos comentadores)

      Eliminar
    2. (e respondi duas vezes para aumentar o número...)

      Eliminar
    3. (foi a pensar nisso que comentei em duplicado)

      Eliminar
    4. (só para não dar parte fraca e não assumir que sou maçarica nestas coisas)

      Eliminar
    5. (posso sempre contar com quem posso contar...)

      Eliminar
    6. Se é para aumentar o número de comentários, aqui estou eu! Até porque não sei a quem se refere o post! :(

      Eliminar
    7. (atenção que podem pensar que sou eu quem fiz esse comentário. Comentários do tipo, "não sei do que falam" são sempre feitos pelo autor do blog...)

      Eliminar
    8. É isso e encher--se de pruridos para revelar o nome da Óptica que lhe ofereceu os Dior e depois ele aparece logo em Anónimo, como 1.º comentário ahah.

      Eliminar
    9. Só vim aqui deixar um comentário para a contabilidade.

      Eliminar
    10. Muito obrigada, é muita bondade sua.
      (aproveito e conta mais um...)

      Eliminar
  10. Pipocante Irrelevante Delirante29 de junho de 2015 às 12:36

    Nada contra fazer pizzas caseiras com massa comprada e molho engarrafado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que não me obriguem a comê-las, eu também não.

      Eliminar
    2. Deve até ser bastante saudável, tendo em conta que referi precisamente o mesmo num comentário que nem aceite foi. Enfim, viva a bipolaridade.

      Eliminar
  11. E a lancheira? Não há lancheira? Tá mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que a mãe já vem. Mal a Roxy me contacte eu faço o post...

      Eliminar
  12. Ou é de mim, ou não acho piada nenhuma a estas suas postas... tem bom gosto pra queijos e pra vinhol, sem dúvida... deve ser a gozar com alguma tontona... enfim, deve ser de mim que não estou prái virada...

    ResponderEliminar
  13. Querida Mais Picante,
    Anda a tentar abrir-nos o apetite? Este é um post de abrir o apetite ao mais enfastiado...
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também me aconteceu quando fiz o post. O que eu gosto de queijo de azeitão com pão de mafra...
      Boa tarde!

      Eliminar
  14. No meu tempo, era pão com tulicreme... esta criançada anda demasiado mimada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a sua criança leva queijo e vinho, é mimada!!

      Eliminar
    2. Olhe lá que ainda chamam a segurança social por causa do vinho...

      Eliminar
    3. Eu era pão com queijo e leites com chocolate gresso. Que isto da mimosa era "bom demais" (se bem que eu gosto mais do gresso).

      Eliminar
  15. Que vinho? isso eh que eh importante!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então... Quinta da Bacolhoa. Não se vê?
      Minis Picantes não bebem zurrapas...

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Ana, eu sou uma pessoa paciente, a sério que sou. Mas até a minha paciência tem limite de maneiras que há-de ir depositar as suas alarvidades e insultos a outro lado, ok? A Ana, pelos vistos, não tem inteligência suficiente para deixar comentários que não sejam meros insultos. Ridícula é a Ana. E mal educada também. Passar bem.

      Eliminar
    2. Ana Sá, já ias dar banho ao cão!

      Eliminar
    3. Esta Ana Sá é fiel seguidora daquela fruta com caroço!!! Viva as boas defensoras!!

      Eliminar
    4. Sim, principalmente aquelas defensoras com discurso coerente, capazes de síntese crítica e capacidades argumentativas. Adoro-as.
      Tanto quanto adoro o facto da fruta nunca me publicar os comentários que vão contra a sua opinião, assim como a doce. Apesar de o meu registo ser sempre assim para o "extremamente mal educado" como se pode ver aqui.

      Sinceramente, com tanta incongruência não dá para ter paciência com elas... nem com estas defensoras-mor. Parece que há pessoas que nunca vêem o mal que fazem as pessoas de quem gostam. Faz lembrar aquelas mães que sempre que os filhos são criticados/chamados à atenção vêm dizer que é tudo mentira e que os pobres são uns inocentes...

      Eliminar
  17. Mais uma vez depois de ler o post, lá fui eu armada em detective, ansiosa por resolver a charada.
    Adoro o suspense, a aventura e no fim o regozijo de desvendar o mistério.
    Obrigada Picante por mais 3 minutos de tensão satisfatória.
    (pena já estar a ficar pro nisto e cada vez ser mais rápida)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu ando aqui a apanhar bonés! Só lá chego com pistas, beeeeeemmmmm evidentes!

      Eliminar
    2. Sorte a sua. Eu nem sei onde ir. :(

      Eliminar
    3. Tomem lá uma pista: Baby, baby, baby, oooh.

      Eliminar
    4. Ai, não me contenho: lancheiras há muitas...

      Eliminar
    5. Pensem no nome da filhota da Kate e do William. Pronto é isso.

      Eliminar
    6. Eu 99% das vezes ando sempre a leste, mas como também leio o blog da baby (que eu leito tudo, embora nem sempre isso me chegue para dar conta da coisa), tirei de letra... ufa!! já não era se tempo.

      Eliminar
  18. Pipocante Irrelevante Delirante29 de junho de 2015 às 14:25

    O conceito de pizza caseira é um bocado confuso. O facto de eu abrir a embalagem do esparguete dentro de casa faz dele massa caseira?

    (aquilo há uns problemas na net que volta e meia uns comentários não chegam ao seu doce destino... curiosamente, os insultos básicos e reles são sempre publicados)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... O que não pode realmente ser publicado são comentários civilizados que ponham em causa o status quo. Esses perdem-se sempre. Diz que é um bug.

      Eliminar
    2. Ahah tão verdade. Também comentei a perguntar o que era feito da boa velha polpa de tomate e que diferença tinha esse molho para ela, bem como que marcas que apostam na estupidificação dos seus alvos perdem qualquer interesse que podiam ter da minha parte, o mesmo se aplicando a bloggers que entram no esquema e, com isso, se descredibilizam, fazendo afirmações como "acredito que o molho, com sabor a tomate e orégãos, tenha sido o que fez maior diferença" (mas se fosse o queijo a pagar, tinha sido o queijo, se fosse o fiambre, era este que era maravilhoso e único... e por aí fora), mas também não foi publicado (ohhhh) :)

      Eliminar
    3. engraçado sublinhei essa mesma frase e o comentário não foi aprovado.
      tudo faz a diferença depende é qual foi a marca que pagou

      Eliminar
    4. O que faz aquelas pizzas serem caseiras é a real possibilidade de encontrar um cabelo da dona da casa ehehe E aquela segunda foto em que se adivinha o pompom da pulseira e passar veloz sobre o molho também é top!

      Eliminar
    5. Eu, em querendo confeccionar umas pizzas caseiras, primeiro que tudo visto-me (incluindo 300 acessórios), maquilho-me e arranjo o cabelo. Depois compro massa já feita, polpa de tomate cheia de aromas e uns ingredientes só para fingir que estou a cozinhar. Depois chamo o Gervásio e peço-lhe para me fotografar em posses nada estudadas e super naturais. Porque eu NUNCA cozinho com roupa de casa ou avental, que é isso??

      Eliminar
    6. Ahah também apontei para essas incoerências, anónimo das 16h38, mas, snif, não foi publicado :(

      Eliminar
    7. Claro, só são publicadas as "incoerências" estúpidas e fáceis de ridicularizar, como cozinhar com unhas pintadas!

      Eliminar
    8. É essa e a Tia Fe a pintar paredes de all star brancas, love bracelet cartier, pulceira de pompons comprida, etc.. E com o nome da tinta sempre convenientemente apontado para a câmara!

      1- ninguem se acredita que seja ela a pintar as suas próprias paredes.

      2- ninguem pinta com roupa/calçado/acessórios que se importe de estragar.

      Eliminar
    9. Desculpem lá mas agora também tenho de dizer coisas: o post dela não esconde que é publicidade: fala no desafio que a Guloso lhe fez e remata com "post escrito em parceria", portanto qual é o vosso problema??? Ela não impingiu a ninguém que de repente lhe apeteceu fazer pizzas e tinha o molho por acaso lá em casa. Claro que se produziu para um post publicitário e pasme-se... faz publicidade ao molho. Quem não quer pode passar esses posts (que é o que faço) e não ler e também quem não quer, não vai comprar o molho em questão. Teorias da conspiração... Enfim.

      Eliminar
  19. Então mas a blogoesfera não era toda intolerante à lactose? Ou descobriram a cura e esqueceram-se de a publicitar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só à lactose do leite. A do queijo não tem importância.
      (como é que não sabia isto?)

      Eliminar
    2. Mas se o leite as decidir patrocinar, também passa a ser maravilhoso (nunca dito assim directamente, mas começando a narrativa lá para 1980 e descrevendo com exultância todos os copos que beberam desde então - esperando que 99% dos seus leitores, os mais desmiolados e "yes, sir", não se lembrem que há 1 mês atrás o leite era horrível).

      Eliminar
    3. OH-MY-GOD! (deixem-me tentar tornar a ser in)
      Como é que eu não sabia dessa maravilha que é ter enzimas tão "chiques" (a palavra já não se usa, pois não?) que até conseguem distinguir entre a lactose do leite de vaca e a lactose dos queijos... Sinto-me tão estúpida!

      Sinto-me blogo-escluída. Já não faço parte do clube das fixes...!

      Eliminar
    4. *excluída. (E também blogo-burra)

      Eliminar
    5. São enzimas top e cheias de pinta.

      Eliminar
  20. Vá, faz lá um post assim a dizer que as pessoas que fazem pizzas em casa parecem mulheres da má vida para ver as hostes a iriçarem o pêlo. ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus me livre. Ainda aparece aí a outra maluca a dizer que lhe faço bullying e que sabe quem eu sou... Não que depois já nem durmo só com o medo de saberem que sou feia...

      Eliminar
  21. Eu sei que a lancheira vai ficar para outro post, mas acho que é um assunto deveras importante, pois preciso mesmo de saber qual a melhor para conservar o queijo à temperatura ideal.

    ResponderEliminar
  22. Não me perdoo por nunca me ter lembrado da tábua antes.

    ResponderEliminar
  23. E eu que mando pão com fiambre, iogurte e fruta para o lanche do miúdo.... estou out, completamente out.
    É isso e quando faço Pizza caseira tenho por norma fazer mesmo caseira, tipo fazer a massa e o molho de tomate. Burra, eu sou é burra, uma massa de compra, um molho de frasco et voilá....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, eu mando vir a pizza. Para amassar já me chegam os scones e as massas das tartes que faço questão que sejam mesmo caseiras. Ah! E as bolachas Inglesas. De comer e chorar por mais.

      Eliminar
  24. Picante nao me quer adoptar? Eu fico-me pelo vinho :)

    ResponderEliminar
  25. Obrigada querida Picante! Que belas ideias, sugestões deliciosas para os lanches das nossas gordinhas!! E as lancheiras absolutamente maravilhosas que fazem matchy-matchy com os vestidos das gordinhas!?!!?! Vou aguardar pela sua limpeza aos roupeiros e tralha variada para comprar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso +e que acho que faz muito bem, os meus ropeiros só têm coisas top e cheias de pinta,

      Eliminar
  26. Pronto....confesso que me parti a rir com este post. Muito bem apanhado...e alguns comentarios aqui tambem estao au point! Confesso ainda que visito o blog da autora do post da lancheira original num misto de incredulidade com o estilo Enid Blyton meets pinterest e alguma apreensão com a sobre-exposição das crianças (vem-me sempre à cabeça a Amazing Amy do Gone Girl..). Ora posto isto, reconheço grandes qualidades à senhora em questão. Para além do mais, tem um corpão e umas pernas do caraças. Além disso, tem um grande talento para decoração e para vestir as filhas como princesas. Sei lá... é fofinha num registo que acho que é perverso criticar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um corpão sim senhora e as miúdas são giríssimas. Isso nem está em questão.
      Só não gosto das toucas, de resto a maior parte dos outfits das fotografias são bem giros.

      Eliminar
  27. Ultimo anonimo, concordo consigo. Não resisto a seguir. E que a tia F tem bom gosto tem, caramba!

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.