terça-feira, 13 de maio de 2014

Ando aqui com uma dúvida...

Mas afinal, as pessoas dos blogs, são figuras públicas ou não?

95 comentários:

  1. Depende. Algumas são figuras púbicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casos óbvios à parte.
      (por ex a Ana Garcia é, a SMS também, mas por exemplo uma Polo Norte. Será?)

      Eliminar
    2. Não acho nada que essas duas sejam figuras publicas. Figurinhas, talvez. Ou pontuais, e aí, então, a Pólo Norte também será (quando se envolveu na doação da medula óssea).

      Eliminar
    3. No segmento rosadinho, figura pública como deve ser só a Pipoca e o Arrumadinho...só eles é que foram fotografados no castelo da Caras heheheheeh

      Eliminar
    4. Ou mais extremado.. Alguém a quem nunca tenham visto a cara...

      Eliminar
    5. Ora merda, o que é uma figura pública?

      Eliminar
    6. Alguém que é conhecido... por mais ou menos gente...
      (não confundir com o pseudo jet set...)

      Eliminar
    7. Serão? Nem todos (bons) jornalistas têm sequer que ser figuras publicas. Ser reconhecido na fila do supermercado dista de ser figura publica.

      Eliminar
    8. Mas então o que é uma figura pública? Que quanto a mim não tem de ser figura de interesse público? Eu acho que a Ana Garcia é uma figura pública. Se quiser simplificar figura pública será aquela que, por alguma razão é conhecida por desconhecidos... Resta saber qual a dimensão necessária...

      Eliminar
  2. Não precisa ser figura publica para ter um blog, nem ter um blog, transforma alguém numa figura publica.
    A Pipoca picante, por exemplo, a partir deste blog, nunca será figura publica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Eu escrevo para o público, não é verdade? De certa forma, torno os meus textos públicos, embora não exponha a vida ou imagem da autora.
      Ou só seria pública se publicasse um livro a partir do blog?

      Eliminar
    2. A Mais Picante até pode ser figura pública ou tornar-se numa, tem um blog público, que qualquer pessoa pode ler. Já a autora, não se expondo, nunca o será, pelo menos a partir do blog - se for isto que o anónimo quer dizer, concordo. Mas até se pode dar o caso de já o ser, imaginemos que a Picante é uma ministra. :D

      Eliminar
    3. Mirone, eu acho que a Picante é pública. Só uma ínfima percentagem de pessoas a conhece mas é pública...
      Mal comparado seria o mesmo que lançar um livro sob um pseudónimo, nunca mostrando a cara do autor...

      Eliminar
    4. Sim, acho que foi isso que eu disse. A Picante é pública, a autora não (não sei, não a conheço, às tantas até é. Conte-nos lá, é uma actriz, de que novela é a protagonista?).

      Eliminar
    5. Mas você quer ser uma figura publica?

      Eliminar
    6. Ahahahahahah
      Deixe cá pensar... Se fosse actriz queria ser a Claudia Vieira, gira que dói, ou a Eunice Munhoz que era das melhores que tivemos.

      Eliminar
    7. O que escreve é público, não penso que isso faça da picante uma figura pública. A Conto de Fadas, por exemplo, a sua imagem é pública, apareceu na tv e tudo, toda a gente sabe o que faz e como chegar até ela e ao seu negócio mas não penso que seja uma figura pública. O autor do blog o meu pipi não deu a cara nunca mas pelo buzz que originou na altura era uma figura pública. A PN acho que já foi A figura pública no universo dos blogs justamente antes de dar a cara no mesmo e muito por culpa da escandaleira, agora apesar da imagem ser pública e de se expôr muito mais é apenas figurinha do circuito.

      Eliminar
    8. Então o que faz uma figura pública é a dimensão do público?
      (suponho que a grande maioria dos Portugueses desconheça o mundo dos blogs. Assim não haverá bloggers figuras públicas?

      ( sem qualquer ironia, a ideia é mesmo saber o que pensam...)

      Eliminar
    9. Não penso que seja só a dimensão do público, mas ajuda. A Mais Doce começou a fazer do blog um negócio porque tinha muitos seguidores, claro que isso foi a plataforma para se gerar interesse à volta dela, e ser entrevistada em 'n' sítios, lançar livros, abrir a loja ser convidada para a tv, etc. A dimensão do público que ela criou com o blog ajudou a torná-la uma figura pública.
      Um blogger figura pública é por exemplo o João Miguel Tavares. Mas se calhar é pensar ao contrário, ele já era figura pública antes de ser blogger (e como ele há muitos outros). Pensando em gente que se tornou figura pública através do blog só me ocorre a Mais Doce mesmo (e depois por contágio o marido, a amiga Cocó - que também já eram jornalistas conhecidos, mas não conhecidos do grande público e que ainda assim os catalogo como de segunda ao lado da grande Mais Doce). Já a Pepa, foi one hit wonder, toda a gente a conheceu e será sempre conhecida como a míuda da mala Chanel ;P

      Eliminar
  3. Que ideia a sua, Picante.
    E eu a pensar que íamos falar de rimeis ou assim, e deparo-me com uma dúvida absolutamente desnecessária, não acho correcto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito fútil, graças a Deus! Filosofia, hermenêutica, física quântica, micro-biologia, genética avançada, ciências matemáticas, antropologia? Nah, "rimeis e assim"...

      Eliminar
    2. Por acaso apanhaste-me no dia 2 do meu novo projecto: "como ser alta blogger sem dizer um único palavrão", senão ias ver como é que elas te mordiam!!
      Para além disso, há muito de filosófico no "e assim". Infelizmente nem toda a mente o alcança, porém critica.
      Acho mal da tua parte.

      Eliminar
    3. Ela tem cachinhos, Mirone. Louros.

      Eliminar
    4. E o quéque tem?
      Cachinho também não pode?

      Eliminar
    5. AI Filipa aquilo de ontem foi um bocado vergonhoso... :DDDD (Até já lá fui espreitar a ver se não tinha sonhado ou assim... Deve ter sido do adiantado da hora...)

      Eliminar
    6. Com certeza, Sôtora Filipa, peço desculpa, não a reconheci (não frequentei a Sorbonne).

      Eliminar
    7. Filipa, o que vale é que a mirone ainda não deu conta... :DDDD (Picante, estamos à vontade para socializar aqui no teu espaço, certo? Não pode ser sempre no (café) da Palmier...)

      Eliminar
    8. Também achei, NM, sinceramente, uma pessoa da tua idade...

      Eliminar
    9. Mirone, estás a fazer vénia, ao mesmo tempo que pedes perdão?

      Eliminar
    10. (aqui pode tudo, querida Filipa, em não dizendo the G word... Claro)

      Eliminar
    11. Picante, acho que não falamos da mesma coisa senão tinhas-me aplicado um correctivo público... :DDD

      Eliminar
    12. Estejam à vontade, mi casa es su casa...
      (falas do quê, então? Querem lá ver que tenho cachinhos louros e não sei?)

      Eliminar
    13. Estou sim, uma vénia mui respeitosa. e estou de espandor na mão, enquanto procuro antecipar os passos de sua Doutoria e vou limpando o chão antes que tão delicados pézinhos o pisem.
      'cença... vou continuar a limpeza.

      Eliminar
    14. Então? Filipa? Então?
      (ai essa promessa...)

      Eliminar
    15. Não, Gorda! Desde que não chames gorda a ninguém está-se bem! :DDD

      Eliminar
    16. Ahahahahahah
      (NM, só para dizer que fui ao blog da Filipa, quando vi o post, não havia comentários e desaprovo integralmente o vosso linguarejar. Afinal sois mães e esposas de família...)
      (Sempre quis dizer esposas, sinto-me mais arrumadinha...)

      Eliminar
    17. Lamento mas recuso-me a frequentar blogues onde não posso dizer cena tão básicas como garalho ou goda-se. É que vai mesmo contra os meus princípios, parece que estou no blog da Mirone onde uma gaja sente-se mais oprimida do que quando usa um soutien duas copas abaixo.

      Eliminar
    18. A Filipa é que me infectou.... A culpa é dela.

      Eliminar
    19. Ah! Descobri! A Filipa, na verdade, é o Cavaco Silva... Aquilo dos cachinhos era só para enganar....

      Eliminar
    20. Pois claro que foi a Filipa, essa infectadora de donas de casa escorreitas.
      Por favor! Decoro, pede-se.


      (Este blog tem comentadores mesmo chatos, credo, não sei com a tia Picante aguenta!)

      Eliminar
    21. Filipa, mas para dormir sua Doutoria não se põe à vontade? não se livras de espartilhos e outros constrictores? O meu blog é um bocejo, é para dormir...

      Eliminar
  4. Olhe Picante, acho pessimamente que se ponha com perguntas difíceis logo pela manhã. Bem basta uma pessoa ser intelectualmente desnutrida por natureza, não é preciso nos esfreguem esse facto na cara. Faz cada pergunta... Não sei, confesso que não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimba, Mirone, primeiras!!
      :D

      Eliminar
    2. Também tu?
      Mas eu comprei um relógio daqueles que facilitam a leitura das horas e vais ver que amanhã, logo às nove, vou estar aqui no blog para ser primeiraS!
      Ó Picante, estive aqui a pensar, pouco, mas a pemsar, e em calhando mudava a hora dos agendamentos, antes que lhe digam que anda a copiar. :D

      Eliminar
    3. Então está combinado, às nove no blog dela.
      AHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHA
      (estou mesmo divertida, hoje)

      Eliminar
    4. Esta semana não tenho agendamentos. Decidi surpreender-vos. Não é maravilhoso?

      Eliminar
    5. Da minha parte, sem problemas. Já adiantei o despertador, maneiras que estou cá sempre batida.

      Eliminar
    6. Picante, pela minha saúde, tenha piedade. Atente na minha subnutrição intelectual, não me troque as voltas senão é que nunca mais conseguirei ser primeiraS e uma pessoa tem uma imagem, um estatuto a preservar. O que vai pensar o meu anónimo?

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa... Lembrei-me das novas regras. Dai que este comentário se irá desvanecer dentro de segundos....

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Pipocante Azevedo Delirante13 de maio de 2014 às 10:49

      Obvio que sim!

      Eliminar
    2. Desenvolvam... Querem desenvolver?

      Eliminar
    3. Pipocante Azevedo Delirante13 de maio de 2014 às 11:28

      Estava apenas a seguir a linha de argumentação...

      Eliminar
    4. Ahahahahahahahahahahahahahah...

      Eliminar
  7. Pipocante Azevedo Delirante13 de maio de 2014 às 10:51

    Aquele pessoal da casa dos segredos é uma figura pública? O que é uma figura pública?
    Se eu escrever um blog, colocar fotografias minhas e da minha família, imagens da minha casa e escrever sobre a minha intimidade, isso faz de mim uma figura pública? Dá direito a outros de questionarem e criticarem o que faço e penso? Oh, dúvidas, dúvidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem não faz nada disso? Quem apenas escreve para o público sob um alter ego? Por ex. O Mak, do o Bom, o Mau e o Vilão (um blog que adoro). A personagem Mak é figura pública? Se sim será quase como um escritor... Ricardo Reis é figura pública?

      Eliminar
    2. Pipocante Azevedo Delirante13 de maio de 2014 às 11:28

      Na minha opinião (vale o que vale, e é subjectivo) o ser figura pública não tem tanto a ver com a profissão, mas com a exposição. Um actor é uma figura pública, um argumentista nem por isso, embora ambos contribuam para o mesmo produto final.

      O Pipi era uma figura pública (e púbica), mas era um personagem. Era fictício. É tão ´público como o Batman ou o Pai Natal.

      Eliminar
    3. Ok. Portanto figura pública são todos os que são conhecidos por desconhecidos, em maior ou menor quantidade, dependendo do seu "sucesso". É isso?
      Ainda que não lhes vejamos a cara...

      Eliminar
    4. Pipocante Azevedo Delirante13 de maio de 2014 às 12:43

      Acho que um requisito é conhecer a cara por trás da personagem.
      A PmD é uma personagem, a Lúcia qualquer coisa é uma figura pública.

      O "mercado" varia... eu pessoalmente não reconheço de nome ou de cara qualquer um dos Casa dos Segredos ou XFactor, mas não deixam de ser figuras públicas

      Eliminar
    5. Afinal quem era o Pipi? Na altura foi uma escandaleira...nunca percebi quem era o autor.

      Eliminar
    6. Então, nesse caso, serão figuras públicas todos os bloggers a quem conhecemos a cara... Ana Garcia, Arrumadinho, SMS, Polo Norte... Certo?

      Eliminar
  8. Depende a quem se pergunta... Ás bloggers, elas responderão "claro que não! Eu uma figura pública?? Nada disso" mas no fundo anseiam pelo reconhecimento das massas!!!! Os fãs acham que sim, que são figuras públicas, ultra mega famosas e cheias de bom senso... Aos restantes humanos, nem sabem de quem estarão a falar! :p
    Bom dia Picante, não é figura pública mas presta um serviço público bestial! ;)

    ResponderEliminar
  9. Olha... figura pública, não sei... mas lá que faço figuras publicamente, ai isso ninguém me pode negar! :DDDDDDDDDDDDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah
      (O pino na cabeça, senhores, o pino na cabeça...)

      Eliminar
  10. Picante, defina figura pública.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém conhecido por desconhecidos
      (é como eu vejo, mas é subjectivo...)

      Eliminar
  11. Então assim vocês querem dizer que se eu criar um tasco destes posso vir a ser figura pública?! WTF!!!!!
    Então isto dos blogs é tipo Casa dos Segredos?! Lol
    Nunca tinha visto isto deste prisma! ;DD

    ResponderEliminar
  12. Não, são figuras blogosféricas e nada mais. Pergunte a pessoas que raramente visitam blogs quem é a Pipoca, quem é a Pólo, quem é a Sofia do A9NMB, a Fernanda do Blog da Carlota e a SNS do blog "Cócó na Fralda" e atente no olhar que recebe em troca... Vá à primeira página do blogómetro e conte quantos bloggers seriam reconhecidos quer pela sua filha adolescente quer pela sua mãe de 60 anos e depois diga-me qualquer coisinha, sim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. Mas sendo figuras blogoesfericas não serão públicas? Ainda que sem representatividade entre os Portugueses?

      Eliminar
  13. Uma figura pública é alguém que tem reconhecimento público, bom ou mau, durante um tempo alargado de tempo e que deixa marca indelével no tempo em que viveu ou postumamente. É alguém cuja acão provoca opiniões favoráveis ou desfavoráveis nos outros porque essa opinião ou acção a intervêm e altera a sociedade e o modus vivendi ou a forma de vermos a sociedade ou certas coisas da sociedade.
    Por exemplo: um bloguer, mesmo sem ser conhecido pode ser uma figura pública através do blog. Neste caso é o blog que é figura pública, mas como um blog não pode ser 'figura pública' atribui-se esta imagem ao bloguer. Posso dizer mais, se um blog-figura-publica mudar de bloguer, continua sendo fugura pública, porque o seu público não sabe se o bloguer é aquele que acha que é, em todo o tempo. Está sempre a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, parece-me fazer todo o sentido. Assim, a questão é a dimensão. À partida todos os blogs são figuras públicas, dêem ou não a cara do autor, desde que com determinada dimensão. E ainda que essa dimensão seja reduzida no país, não faço ideia qual a percentagem de pessoas que lê blogs....

      Eliminar
  14. Depende.

    A Pedrinha é uma figura pública? Para mais ela, que já foi modelo e tinha, à época, uma razoável exposição pública?

    Assim sendo, e se fosse a PN a fazer um post sobre o seu cada vez maior amor para com Mamén, a gente vinha aqui e dizia que ela não devia publicar aquilo, que o post é piroso e arranjava ainda mais meia dúzia de argumentos para cruxificar a "figura-que-é-pública-mas-que-como-é-a-PN-a-gente-não-quer-que-seja-pública."

    Mas como se trata da Pedrinha e a gente até gosta da Pedrinha, então está tudo muito bem e gente até vai lá pôr o nosso comentário de "parabéns".

    É assim que se distinguem as figuras públicas das não-publicas ou sou eu que estou a ver ma?. Ou, parafraseando uma rúbrica presente numa quantidade considerável de posts de "bloggers-figuras-públicas": Tal e Qual ou Tou a Ver Mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a mim são ambas figuras públicas. Ambas escrevem para o público, o facto de eu gostar de uma e não de outra é irrelevante para o caso.

      Eliminar
    2. Não sei quem é PN. A figura pública aparece ao público. Por isso é que se pode considerar, metaforicamente, um blog de figura pública. As Pipocas, as Uvas, as Passas, e as Flores da Primavera, não são Figuras Públicas, passando a sê-lo quando se expõe ao público. O bloguer invisivel não é uma figura pública, como o Ricardo Reis também não o é. Já o Pessoa é figura pública. No que diz respeita à dimensão, é viável. Ora vejam o exemplo de Tino de Rãns. Era o Presidente da Junta, tinha cargo público, mas "figura pública"só foi depois de fazer figuras tristes e saltar para as bocas do mundo. Figura pública também pode ser fazer fuguras em publico, como diz a Palmier, desde que seja no Coliseu.

      Eliminar
  15. Dá-nos uma ideia da "coisa": http://www.dmlp.org/legal-guide/examples-public-and-private-figures e este achei interessante: http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/25-fichas-l.html, onde se pode ler:

    "No que se refere a figuras públicas que não detenham responsabilidades políticas e administrativas, isto é, que não sejam titulares de cargo públicos, tais como artistas ou figuras "mediáticas" diversas, a justificação para a redução da reserva da sua vida privada tem sido encontrada no facto de essas figuras usarem, muitas vezes, a sua vida privada para fins publicitários e comerciais, vivendo numa quase permanente exposição mediática de onde retiram vantagens diversas." Heheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante. A ultima parte aplica-se integralmente a algumas das nossas bloggers.
      E parece-me que a definição do DML ajuda. Neste contexto os bloggers seriam uma espécie de figura pública, sem fins de interesse público.
      Obrigada!

      Eliminar
    2. De nada. Sempre ˋas ordens. ;)

      Eliminar
  16. Claro que são, nós não somos Picante?

    ResponderEliminar
  17. Acho que sim, Vera, acho que sim...
    (por que outra razão escreveríamos em blogs?...)

    ResponderEliminar
  18. Lá está, por um lado é muito conveniente ser figura "pública", por outro, perante críticas já se torna desagradável...

    ResponderEliminar
  19. Eu cá (adoro) acho que se escarrapacham a sua vida pessoal num sítio público, sabendo que em maior ou menor dimensão podem ser reconhecidas, isso faz delas figuras públicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é exactamente o meu ponto....

      Eliminar
    2. É o segundo comentário a que responde com concordância absoluta. Está numa de ficar sem blogue?

      Eliminar
    3. Caramba, também não é preciso ofender...
      (A gravata, senhores, a GRAVATA.... e a poupa... e os textos... e... e....)

      Eliminar
    4. AQUELA gravata produz-lhe um efeito igual ao eletta vilamoura na minha pessoa

      Eliminar
    5. Pelo menos aprendeu a diferença entre popa e poupa? Vá lá, não se perdeu tudo!

      Eliminar
  20. Eu cá sou, do resto não sei. :):):)

    ResponderEliminar
  21. Ai "c'um camandro" vamos ali já voltamos e é este frenesim!! Agora tenho de ir ali outra vez só para colocar aqui a leitura em dia! To be or not to be... Claramente que as que têm publicidade associada, acho que já todas deram a cara, estão no dominio "figura pública", quer sejam interessantes ou não, se goste ou não. A partir do momento em que há uma mediatização, "são publicas".. são "cá da malta" depois.. depois não se podem queixar... Cá beijinho que já tinha Sódades! MS

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.