quarta-feira, 26 de março de 2014

É publicidade, estúpidos!

Uma pessoa já leva para cima de quarenta ou cinquenta anos a estudar isso do marketing, rapidamente se apercebe de que, meia dúzia de técnicas à parte, aquilo é na verdade uma questão de bom senso, em havendo bom senso os marketeers evitarão aquilo do over promising, não farão promoções tontas ou habituarão as pessoas a comprar sempre com cinquenta por cento de desconto, afinal isso dá cabo do equity da marca, tratarão os seus consumidores com carinho e respeito. Acontece que, ultimamente, apareceu por aí uma resma de iluminados, acordaram para isto dos blogues e vá de encomendar posts às Rosinhas a torto e a direito. Que encomendem os posts eu até entendo, o endorsement é coisa de valor. Já isso de os encomendarem à meia dúzia é que me faz alguma confusão, será que os imberbes da Benckiser ou da Danone não reconhecem, aos seus consumidores, a acuidade de raciocínio suficiente para acharem estranho que, de repente, as Rosinhas deem detergentes aos filhos para brincar? E que, por obra do Espírito Santo, esses mesmos filhos se tenham viciado em iogurtes? Iogurtes que por acaso são iguais aos outros só que com o dobro do açúcar? Ah... estou a ser injusta, para além do dobro do açúcar também custam o dobro e trazem uma bonecada super gira, aqueles brindes fofos tipo happy meal, tralha para ir parar ao lixo à primeira limpeza de brinquedos, portanto. Bom senso, alminhas de Deus, é só preciso bom senso, não é assim tão complicado. A sério.

13 comentários:

  1. Bom senso??? Sua brincalhona!
    Quanto ao açúcar ser em dobro... Nada disso! Tudo muito natural, é açúcar cheio de antioxidantes de bagas gogi!

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    1. ah... a minha cabeça, como é que não me lembrei disso? como?

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  2. Pipocante Azevedo Delirante26 de março de 2014 às 10:12

    "será que os imberbes da Benckiser ou da Danone não reconhecem, aos seus consumidores, a acuidade de raciocínio suficiente para acharem estranho que, de repente, as Rosinhas deem detergentes aos filhos para brincar?"

    Não.
    (e se calhar até têm razão)

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    1. Isto são tiros nos pés das marcas. Hoje em dia a reacção é a contrária ao pretendido. As pessoas ficam zangadas quando as tratam como estúpidas.

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    2. Infelizmente, nem todas. Aliás, sentido critico é coisa que parece que não abunda...

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    3. Tem a certeza que são tiros nos pés? É que se calhar é exposição barata e que chega a muita gente, tanto aos póneis como à Picante e "picanetes"(?)! Mesmo que não vá a correr comprar, fica a saber que existe. E essa zanga, dirigir-se-à à marca ou à blogger? E será que é suficiente para boicotar determinada marca? A Picante, se é uma estudiosa do consumo, talvez seja imune, mas será toda a gente? Eu (que até me tenho em boa consideração, cof cof) já fiquei curiosa em relação a alguns produtos publicitados em blogs, confesso. E pelo que sei é uma relação vantajosa para as marcas e para as bloggers ...

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    4. Suficiente para boicotar não será. Sinceramente? Acho que é mau para a Blogger, que não é honesta o suficiente para assumir que é publicidade, e é mau para a marca, a qual passa por não ser profissional o suficiente para rever textos, etc. Além do mais, está a gastar recursos (dinheiro) numa coisa que acaba por quase não ter impacto, visto as pessoas saberem que é publicidade encapotada.
      Não custaria nada dizer que é publicidade, bastaria um "enviaram e gostei", desfeche efectivamente gostasse...

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    5. Pipocante Azevedo Delirante26 de março de 2014 às 17:46

      "As pessoas ficam zangadas quando as tratam como estúpidas."

      A não ser que o sejam, nem percebam...

      " visto as pessoas saberem que é publicidade encapotada."

      Ela não é encapotada, é bem declarada. Mas acho que muitos nem percebem isso...

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  3. e não é que as moça também decidiram todas ir no dia do pai comprar alparcas (ou lá que coisa é aquela) no mesmo sítio e a conduzir? Bolas parece que tem o período ao mesmo tempo, com ingenuamente tem ideias iguais

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  4. 45 anos? Really?! Eheheheheheh!

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  5. Tudo isso mt certo mas há um processo perverso e imediatista, chamado a medição dos numeros erradamente dado pelo aparente resultado dos pageviews e dos coments que é expectável gerarem causa-efeito. E isso fica bem em relatorios :) e a bem da verdade há mt leitor que de facto, por falta de sentido critico, ou por tonteria pura, vai mesmo comprar o produto. Se isso vale o investimento é outro tanto mas os blogs são perspectivados como um canal para em determinados momentos, determinados produtos, marcas, estarem como estao nas revistas.

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