segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Wasabi é Picante, não é?

Wasabi é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica, sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae e é conhecida também como raiz-forte japonesa ou wasábia.
A raiz-forte japonesa selvagem parece ter sido utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos.
 
In: wikipedia

49 comentários:

  1. Vais mudar o nome ao Blog?
    " ....utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos."
    .......acho perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me pareceu, cheguei a esboçar um leve sorriso.

      Eliminar
  2. O wasabi está para o sushi, como a Picante para a blogoesfera: simplesmente para prevenir possíveis e ligeiras intoxicaçõezinhas.
    As grandes, não há wasabi ou Picante que resolva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A provedoria bligoesféricavé provida pela saia da Neuza, toda a gente sabe isso...

      Eliminar
  3. Eu acho que o post sobre wasabi que foi publicado a Norte, foi um acto redondamente falhado. O que limpa o paladar não é o gengibre? E eu não percebo nada desse fenómeno da cozinha japonesa. Juro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achava que sim, mas eu não sou da malta e Sushi só ocasionalmente...

      Eliminar
    2. A mim, dessas que também só comem sushi ocasionalmente, apresentaram-me o gengibre como "é para lavar a boca". Se calhar é o que faz falta à dita que se baralhou com o conceito dos ingredientes e perdeu uma bela oportunidade para descansar os dedos do teclado. Actos falhados - a psicologia explica.

      Eliminar
    3. Sim, o que limpa o paladar é mesmo o gengibre em pickle! O wasabi para além de dar sabor, é uma "espécie" de desinfectante para evitar as bactérias que o peixe cru possa conter, daí que deva ser colocado entre o peixe o arroz, embora nem todos os restaurantes o façam (na verdade, só vi isso nos mais caros). Já cheguei tarde, não vi nada! :(

      Eliminar
    4. "A psicologia explica" é muito bom, dado o contexto! ah ah ah ah

      Eliminar
  4. Contra tudo o que possam dizer, a Wikipedia revela-se um belíssimo repositório de informação.

    ResponderEliminar
  5. Tentei ler, mas fui acometida do medo de entrar em coma, por isso, desisti a meio.

    Algo me diz que não terei perdido muito...e aproveito para dizer que o verdadeiro wasabi é carissímo, sendo raro sair do Japão. Ablogger em questão não referiu isso, o que considero uma falha.

    E sim,o gengibre é que limpa, mas não não é tão exótico, lol.

    ResponderEliminar
  6. Bem, está tudo preparado para ser enxovalhado, certo? Com aquela cena de que somos todos uns ignorantes em matéria de sushi e ainda uma cambada de "imbejosos" que só destilam veneno pah! Eu estou-me já a meter a jeito. Já levo três comentários como anónimo na conta. E eu cá tenho os meus motivos.

    ResponderEliminar
  7. vá lá, nao sejam assim, ela saiu dali elegantemente... a contar (outra vez) histórias de uma familia (tão) feliz e o quanto é aclamada cada vez que entra numa cidade. esse textinho é um fraquito (e falhado) que mostra o quanto precisa de agitar as aguas de vez em quando. falhou como deus falhou qdo lhe fez a carinha laroca. shame.

    ResponderEliminar
  8. Aquele post, o tal do wasabi, foi cena de pistotira armada ao pingarelho. Deu flausina.

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro sushi. E o wasabi é usado para prevenir eventuais intoxicações por bactérias que o peixe, por ser cru, possa conter. Salvo melhor opinião, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que já houve melhor opinião. Pelo menos já registei várias que parecem melhores.

      Eliminar
  10. Pessoal a ser aclamado na terreola e a comer sushi? Não me parece... Ou então vá que têm vários superegos em constante reboliço. Coisas que nem mesmo a psicologia pode explicar.

    ResponderEliminar
  11. Muito me ensinas, querida Picante. Muito me ensinas. E, mais uma vez, o aprendiz superou o mestre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. S com asterisco, estará por acaso a insinuar que a Picante é algum aprendiz?

      Eliminar
    2. Nop. Estou a dizer que o seu post resultou melhor do que o post que lhe deu origem. ;)

      Eliminar
    3. Ora S com asterisco, modéstia à parte....

      Eliminar
  12. Cá a mim, quem me tira uma sopita de couve tira-me tudo, não quero saber dessas modernices.
    Joaquina Silva ( voltando a pegar na alfaias )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há e nem nunca houve
      Sopa mais apetitosa
      Que uma sopita de couve
      Fumegante e bem cheirosa

      (concorda o trovador com Dona Joaquina em matéria de sopas)

      Eliminar
  13. E o quer dizer pistotira?
    Uma pessoa come muito sushi
    e deixa de entender estas expressões populares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei Filipa, eu digo " a menina" e "o menino"

      Eliminar
  14. quem nasceu para fogaça, não chega a gengibre

    ResponderEliminar
  15. Ui...e aquilo vai ter continuação. Palpita-me que vêm aí os roncadores, os pegadores "Pegadores se chamam estes de que agora falo, e com grande propriedade, porque sendo pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados, que jamais os desferram."

    E o polvo "E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa (...) o dito polvo é o maior traidor do mar."

    Ao menos, ficamos a saber que leu Padre Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora baralhe o conceito dos ingredientes. Continuo na minha!!! Já sei, já sei, os haters e os anónimos lêem tudo mal, nunca percebem nada do que os seres iluminados escrevem e têm um profundo desconhecimento sobre quase tudo. Eu sei.

      Eliminar
  16. Agora percebi boa explicação hoje tenho mais uma entrevista no meu blog passem lá!

    ResponderEliminar
  17. A seguir deve vir um post com publicidade (encapotada, claro está) de um daqueles restaurantes chineses que vende sushi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sushi não, salsichas frescas :)

      Eliminar
    2. É assim como quem vive em Alcabideche e diz que vive em Cascais

      Eliminar
    3. Ora... Alcabideche pertence a Cascais. Não é Cascais mas também não se pode ter tudo... Isso é só para alguns, poucos e distintos.

      Eliminar
  18. Um post flausinando pelo Japão, lost in translation.
    Foi uma lástima de um post, mas aprendi muitas coisas e principalmente aqui com os comentários.
    Coisas que, a bem dizer não me fazem falta nenhuma,se bem que ...nunca se saiba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que aprendeu alguma coisa com os comentários, é que em alguns blogs, infelizmente, aprendemos muito pouco com os comentadores, uma vez que os mesmos são censurados...mas já se sabe que isto dos haters é uma ralé.

      Eliminar
    2. Comento praticamente todos os dias e rarissimamente (!) tenho um comentário censurado.

      Eliminar
  19. Respostas
    1. Sou eu que ando outra vez a leste do paraíso…
      Wasabi?

      Eliminar
    2. Pedrinha, e coisas realmente interessantes.. Que a Louis Vitton? Muitas compras?

      Eliminar
    3. Percebo porque não publicou o comentário que deixei aqui há pouco, por todas a razões, percebo, mas estou em crer que, no fundo, sabe que eu tenho razão. Ainda que sinta que é mesmo lá muito ao fundo.

      Eliminar
    4. Anónima, por acaso, neste caso, não acho mesmo.
      Além de que se pode gostar de coisas diferentes, por razões diferentes.

      Eliminar
    5. Oxalá esteja certa Picante, oxalá.

      Eliminar
    6. A Buiton está bonita que se farta e cheeeeeia; fiquei foi um bocadinho de orelha murcha porque a NN que eu queria…não há…

      Eliminar
  20. Ah... Agora percebi, boa explicação! :DDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E coisas importante... Estás melhor?

      Eliminar
    2. De cama a ver se isto não passa a pneumonia... enfim...

      Eliminar
    3. Que maçada. Ainda por cima suponho que não possas tomar nada a não ser benuron... Rápidas melhoras!

      Eliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.