sábado, 21 de dezembro de 2013

Cheiro de Natal

Cá em casa o Natal não é anunciado pela árvore, montada religiosamente no primeiro fim de semana de Dezembro, a menos que vá para os Alpes, está claro. Tampouco pelos presentes que vão sendo comprados muito antes das enchentes das lojas no fim de Dezembro. Cá em casa só é Natal quando os cheiros nos comunicam isso mesmo, por nos recordarem os aromas de tantos outros Natais, com os que já partiram, sem os que entretanto se nos juntaram. Cá em casa é Natal quando se faz a calda para as rabanadas e o cheiro a canela se estende a todos os recantos. Cá a casa, hoje chegou o Natal.

32 comentários:

  1. Chegou o natal cá a casa sei lá!!

    ResponderEliminar
  2. Muito Feliz Natal Mais Picante do meu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para si também Pedrinha, um Santo Natal cheio de alegria e com o que mais importa, as suas pessoas.

      Eliminar
  3. Anônima, é Natal, não permito ofensas nem azedices. Vai ter que esperar por 2014. Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  4. Ai Picante, agora fiquei mesmo nostálgica. :') Tão bom. Tenho saudades de quando vivia na casa de família, com os pais, os irmãos, a avó e os tios. Tenho saudades de quando podia sentir todos os cheiros. As rabanadas, os doces de abóbora, aletria e arroz doce. Agora, quando chego lá, já está quase tudo feito. Saudades...

    ResponderEliminar
  5. Bom natal, cheio de tudo o que é mais importante ;)

    (vais ter que me desculpar o smile desta vez)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Santo Natal também para si e para os seus.
      (É Natal, é sorrir para aí sem constrangimentos)

      Eliminar
  6. Votos de um santo Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para si também Dona Joaquina, um Santo Natal cheio de alegria.

      Eliminar
  7. Não sei porquê mas este seu post soa-me tão irónico.....tanto que tive de o ler duas vezes para confirmar, o que me leva a concluir que é mesmo irónico.
    Joaquina Silva ( que vai ali a capoeira buscar uns ovinho da pedrês )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois agora quem sorri sou eu, um Santo Natal e que aproveite esses ovos, têm um sabor completamente diferente dos de supermercado.

      Eliminar
  8. Gostei deste post. Gostei mesmo! Fez-se percorrer todos os "meus" aromas de Natal, ainda que os mesmos não se encontrem ao meu alcance, no momento!

    Festas Felizes para a Picante e para os seus amados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mel, um Santo Natal também para si e para os seus.

      Eliminar
  9. Aqui o Natal é triste mas camuflado de felicidade porque os meus filhos têm direito a ter memórias de Natais felizes. Tal como eu tenho, de há muitos, tantos anos atrás, que até parece que foi em outra vida. Memórias de quando a minha avó estava entre nós e dava sentido à palavra Natal. Memórias de quando a minha mãe passava o Natal com os filhos ao invés de, como agora, o preferir passar com o namorado. Memórias de quando Natal simbolizava a família unida, ao invés de agora que estão uns para cada lado. Mas eu limpo as lágrimas e faço de conta que espectacular, espectacular, é passar o Natal com o meu marido e com os nossos filhos.Se calhar Natal é isso, é estarmos com quem nunca nos falha, com quem não vive sem nós. Às tantas este é mesmo o Natal perfeito, eu é que ainda não me apercebi disso...
    Um Santo e Feliz Natal cara Picante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de ser isso mesmo, quem não nos falha acaba por ser a missa família, por vezes nem de sangue é.
      Um Santo Natal Rafa, aproveite-o o melhor que puder com as suas verdadeiras pessoas. Eu costumo dizer que só faz falta quem está. Às tantas somos mais felizes se nos concentrarmos em aproveitar o que temos e nós tentarmos esquecer do que perdemos. Um beijinho.

      Eliminar
    2. Bolas para o corrector do TM!
      A nossa família
      E nos tentarmos esquecer...

      Eliminar
  10. Aromas de Natal? Pfffff! Cheiro a fritos, quer a menina dizer.
    Que coisa brega. Isso é Natal de pobre. Gente fina, como eu pensava que a Picante era, faz a consoada num hotel de 5 estrelas, servida por um chef cheio de erres e esses.
    Isso assim é Natal de Dona Joaquina.

    ResponderEliminar
  11. E já que ao cheiro desta canela , a do Natal da P*i*c*a*n*te*, começaram a desejar-lhe Feliz Natal, também aproveito o espírito da caixa de comentários para desejar o mesmo. Feliz Natal , Picante, com mais canela que piripiri durante a Quadra,e muito tempero para o ano novo.Feliz, Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, um Santo Natal também para si e para os seus.

      Eliminar
  12. Feliz Natal, Picante! Que o passe em Paz e com aqueles que contam para si.

    Muito obrigada or todas as vezes que me fez rir e pensar .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelas visitas e comentários.
      Um Santo Natal para si e para os seus.

      Eliminar
  13. Feliz Natal para si e para os seus, com muitos presentes aparecidos como por encanto no sapatinho e com muitas rabanadas, quentinhas. Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, um Santo Natal para si e para os seus!

      Eliminar
  14. Feliz Natal. Passa-o com quem amas e sê feliz. Que quanto mais feliz, mais nos fazes rir e é disso que o mundo precisa. Boas Festas!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada. Sou. Ser optimista por natureza e ver sempre o copo meio cheio ajuda bastante a ter momentos de felicidade.
    Um Santo Natal para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  16. http://caras.sapo.pt/carastv/2013/12/19/ana-garcia-martins-e-ricardo-martins-pereira-rendidos-ao-filho-mateus Quanto lhe terão pago?

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.