terça-feira, 11 de junho de 2013

Só para ganhar balanço

A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.
Def. Wikipédia

4 comentários:

  1. Até já estou a imaginar certas alminhas a ler isto e a pensar onde irão atacar a seguir...

    ResponderEliminar
  2. Olha, já aprendi uma coisa nova hoje :).É o que dá frequentar estes blog de gente que sabe , lol

    Uma D.Joaquina ;)

    ResponderEliminar
  3. Ó Pipoca, isto é, eu; melhor, nós, enfim, não importa, adiante, ó ser vivo... enquanto escrito isso é daqui para lá, porque de lá para cá é mais uma diatribe,
    Diatribe: escrito ou discurso agressivo e injurioso. (Daí o substantivo ser feminino.)
    Quando a ser aplicado na literatura para que o leitor esteja atento a fim de escolher uma determinada posição, desculpe mas não tem nada a ver. Só se for uma leitora ao ler as "50 sombras de grey"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah ah ah ah ah
      Estive para retirar a última parte, também não lhe achei grande sentido. De todas as formas, neste caso específico de certa maneira até se aplica. E lá ficou.

      Eliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.