segunda-feira, 20 de maio de 2013

De como se prova que a soberba traz efeitos desagradáveis

Ter de ouvir o Pinto da Costa dizer que a festa do Marquês será azul, apesar de a rotunda ter sido precipitadamente reservada por um outro clube. E ter de reconhecer-lhe razão.

32 comentários:

  1. enquanto essa for a mentalidade predominante nos sportinguistas, a de ser um clube satélite dos interesses do fcp, vocês vão continuar a perder jogadores e títulos para eles.

    ResponderEliminar
  2. Querida Pipoca:
    Parabéns ao seu Sporting!
    Saudações benfiquistas!
    Para o ano, se por ainda cá estivermos, há mais!
    Só isso já é motivo para festejar!

    ResponderEliminar
  3. E que raio tem isto a ver com o Sporting? Serão capazes de me dizer?
    Começo a crer que quem tem algum problema mal resolvido são os lampiões, puxam todo e qualquer assunto para os verdes, ainda que nada tenha a ver. Como é o caso. Custa assim tanto reconhecer que alguns benfiquistas contaram com o ovo no rabo na galinha? Que foram arrogantes e festejaram antes do tempo? Humildade senhores, humildade.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Não poderia estar mais de acordo com A Bomboca Mais Gostosa...que mentalidade tão tacanha que os sportinguistas têm... mas eu percebo, se não fosse o FCP a comprar jogadores aos Sporting ao preço da uva mijona..o sporting já não existia..por isso acho que sim, que os sportinguistas deviam ter ido para o Marquês festejar a vitória da equipa A. Já agora o peçam mais um favorzito ao FCP e eles que vos arranjem novo treinado, visto que Jesualdo deu à sola...

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava mesmo de saber onde é que vocês leram que eu estou satisfeita com a vitória do Porto. A sério...

    ResponderEliminar
  6. A Pipoca agora surpreendeu-me vivamente pela negativa ao responder tão desabridamente aos seus leitores, parecendo até, querer amedrontar quem pretende e têm o direito à contestação.
    Gritos, birras e qualquer tipo de obstinação não são dignos de uma senhora.
    PS: Se o meu clube me tivesse feito passar as vergonhas que o seu a fez passar, assumidamente o que menos me preocuparia seriam os êxitos dos outros. Mas, lá está: como a Pipoca diz isto são só blogs.
    Matilde.

    ResponderEliminar
  7. Matilde eu nunca grito e as birras não entram no meu léxico. Está redondamente enganada.
    Sou responsável pelo que escrevo, não pelo modo como interpretam os textos. Se tirarem os óculos encarnados dar-me-ão razão. Não falo aqui do SPC nem me afirmo satisfeita ou insatisfeita com a vitoria do Porto.
    O que escrevi foi um facto, lamento se incomoda.

    ResponderEliminar
  8. Eu como benfiquista ontem cheguei a casa depois do jogo, ouvi o PdC a falar na TV, tirei o som ao discurso do Vitóprêira e fui para o youtube ouvir as escutas! E estive no estádio e vi a águia a fugir. Foi o culminar perfeito(!) da desgraça. No entanto, segundo li, os festejos no Marquês permitiram que se circulasse na faixa exterior da rotunda, pelo que não me incomoda por aí além. Com tudo o que aconteceu nestes últimos 15 dias acho que me tornei melhor benfiquista. Agora é ganhar a Taça de Portugal para podermos ganhar a Supertaça lá para Agosto! E continuar a jogar bem à bola sem falhar em nada, porque já se viu que não basta ser bom, não há mesmo margem para erros, contra uma equipa que em 60 jogos para o campeonato apenas perdeu um.
    Sobre isso da soberba, acho sinceramente que é normal quando tudo parece bem encaminhado o entusiasmo e confiança crescerem. Claro que na hora da verdade depois é fácil apontar o dedo. No caso deste ano, é simples, não foi a meu ver o porto que ganhou o campeonato, fomos nós que o perdemos no jogo contra o Estoril. Já na Europa, amaricámos, mas merecíamos mais.

    E viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade até acho que mereciam ter ganho os 2 títulos. Mas nem sempre ganha a melhor equipa.

      Eliminar
  9. Gente... isto é só futebol! Acham normal fazer juízos sobre o carácter de alguém por causa de futebol? Qual é o mal de brincar com as "desgraças" de um clube? Hoje brincam eles, amanhã brincamos nós. Eu já me fartei de gozar com o SCP este ano. Não me venham agora dizer que não o fizeram. Eu sou benfiquista e estou farta de deixar piadas no meu Facebook e já há ali muita gente ofendida. Chiça, aprendam a rir-se de vocês mesmos, vão ver que a vida tem mais graça.

    Em relação aos benfiquistas que andam por aí a lamuriar-se, a dizer que tivemos azar e patati-patata, nem sei o que diga. Sou benfiquista e não tenho problema nenhum em admitir que o Porto é muito, mas muito superior! E não é de agora. Não ganhou por sorte, ganhou porque foi o melhor e lutou até ao fim! Tenham um bocadinho de capacidade de auto-crítica! Em vez de estarmos a passar a mão pela cabecinha do JJ e dos jogadores deveríamos era estar a perguntar: porque não conseguimos nós jogar e ganhar como eles? Se não conseguem fazer isto em relação ao futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diplomática Ana M.
      O que não é de todo normal é a querida vir fazer juízos de valor sobre os caracteres dos outros, quer eles sejam de cariz despretensioso como tachas em botins ou clutch em restaurantes chineses, quer sejam mais sérios e de âmbito mais pertinente como sejam o direito ou não à eutanásia e a adopção de crianças por homossexuais.
      Se a menina se sabe rir de si mesma, então muitos parabéns e desfrute da vida em plenitude que a avaliar pela sua personalidade será uma vida de eterno desfrute de boa disposição e alegria, e deixe aos outros que não possuem a sua clarividência humanística, o encargo de penarem as agruras da vida, neste caso em debate a perda do campeonato pelo Nosso Glorioso.
      Que é assim a modos de quem diz:
      A querida usa os seus pensos e eu uso os meus... TÁ?!
      Matilde.

      Eliminar
    2. Ana M. rir da época que fez o SCP é uma coisa, ser benfiquista e rir do desaire do SLB...é esticar a corda. Eu não consigo!

      Eu cá não acho o porto muito, mas muito superior. Só se for na "estrutura", na mentalidade de pressão e intimidação, na arte de viver acima das regras, coisas que nada têm a ver com o que se passa dentro de campo. E isto não é não querer olhar para os problemas do SLB (que os há, e muitos), é simplesmente recusar embarcar na ilusão que o PdC propaga de há 30 anos para cá e que os seus seguidores comem. Há 15 dias este era o campeonato sujinho, agora já é o mais espectacular de sempre? Se o Benfica tivesse ganho ao Estoril como devia (e estava ao seu alcance) eramos agora campeões. E os fulanos alguma vez iam admitir que o Benfica tinha sido superior??? Não dá para ser complacente com aquela gente, Ana M.! Simplesmente não dá!

      Eliminar
    3. Não é o futebol que me tira a boa disposição e alegria. Ainda por cima sendo benfiquista. Estava feita ao bife, passava os campeonatos a chorar pelos cantos.

      Eliminar
    4. Deve ser do Benfica de Contumil, já tou a ver...

      Eliminar
  10. E não só, anónimo das 13:02. E não só e muito mais. Incomparavelmente mais como foi este campeonato que em nada fugiu ao contexto dos outros ganhos pelo FCPorto.
    Seria fastidioso falar de tudo e nem o espaço da Pipoca seria suficiente para mostrar a pouca-vergonha dessa gente, e por isso reporto-me a um jogo, um só jogo. Este último.
    Eu não vi, não sou Portista e não fui ver mas o meu Príncipe, como digno portista que é foi ver. E ele mesmo me contou aquilo que eu já vira pela televisão.
    O primeiro golo do Porto foi baseado na marcação de uma penalidade sobre uma falta que não existiu. Segundo a ser falta foi fora da área, logo, a grande penalidade foi uma ajuda muito preciosa pois abriu o ferrolho que se não fosse ele podia a porta manter-se sempre fechada.
    Isso, essa preciosa oferta, deu em expulsar o jogador do Paços o que pôs o Porto a jogar contra dez quase todo o jogo.
    Fechou como principiou. Porto Favorecido jamais será vencido.
    Pois...
    Matilde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso não serve de desculpa. O que o Benfica teria de ter feito era simplesmente ganhar ao Estoril, e in extremis, aguentar o empate no jogo com o porto.

      O que eu quis dizer no comentário anterior foi que o porto não é muito mais muito superior ao Benfica, contrariamente ao que a Ana M. disse, se o fosse não teria de esperar pela última jornada para ser campeão. A ser, é o fora de campo, e aí não tenho dúvidas!

      Pipoca, Capelas, há muitos! Sempre houve e sempre haverá...Deixe lá isso. É que senão começa a parecer uma benfiquista a reclamar com a Proençada do ano passado! Ou pior, daqui a bocado vêm para aqui dizer que o vosso campeonato é ganhar ao SLB.

      E por aqui me fico. O que lá vai, lá vai. E viva o Benfica! :D

      Eliminar
    2. Assim de repente, Matilde, lembro-me de um Benfica vs Sporting em que a minha princesa, curiosamente, também me relatou uns episódios especialmente polémicos...
      Portanto, erros de arbitragem ora a favor de uns, ora a favor de outros, nunca deixarão de ser erros e penso que desta vez ninguém pode dizer "tu foste mais beneficiado que eu!". Ou a Matilde não celebraria o título, fosse esse a favor do Benfica, por causa dos erros em que o seu clube foi favorecido? Ou julgaria que o Benfica seria por isso menos merecedor do título?

      Veja as estatísticas desse jogo que não viu, então, ou reveja o mesmo, e tire as suas ilações, sob pena das suas opiniões serem simplesmente mais do mesmo: o Benfica quando ganha é gigante; quando perde é um desgraçado que padece de falta de sorte e/ou é sucessivamente roubado.

      Eliminar
    3. Anónimo, só para esclarecer um ponto que penso que não ficou claro. Quando falo em superioridade por parte do porto, não falo deste ano em particular, mas sim dos últimos anos (da década de 90 para cá). Bem-haja e viva o benfica!

      Eliminar
    4. Anónimo apenas falei do Capela para mostrar à Matilde que o Benfas também é beneficiado pela arbitragem. Não são sempre uns desgraçados que são roubados.
      E o nosso campeonato é para o ano que este foi para esquecer.

      Eliminar
  11. Isso foi um jogo em que o Benfica foi favorecido, caso único e uma gota de água no oceano por contraste com o que se passa com o Clube da sua simpatia.(Note que não digo da sua afeição que esse é o Sporting) mas da sua simpatia como claramente não se cansa de o demonstrar.
    E vendo bem niguém tem nem teria nada com isso porque a Pipoca tem o direito de dedicar a sua amizade a quem quiser, não fosse o singelo facto que deturpa tudo que é a Pipoca para defender um clube provadamente corrupto, necessitar vir denegrir um outro reconhecidamente honesto.
    Pois pois...
    Matilde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde, pelo amor da santa, deixe de dizer palermices. Não defendi ou denegri nada nem ninguém, limitei-me a referir uma coisa dita pelo Pinto da Costa, e desta vez com razão. Se lhe custa engolir tome um comprimido que isso passa. Agradeço é que não leia cousas que eu não escrevi. É muito feio.

      Eliminar
    2. "Reconhecidamente honesto" um e "provadamente corrupto" outro. Matilde no seu melhor!!

      A Matilde, como boa benfiquista, é provadamente incapaz de reconhecer mérito a qualquer outra entidade que não as que defende. Os outros, quando ganham, é sempre por causa dessa coisa chata da corrupção, ora pois claro! Pois já lá vão três anos seguidos de eficaz corrupção.
      Mas sobre corrupção, Matilde, digo-lhe apenas que isso se discute em lugar próprio; e não é por existirem 6 milhões de adeptos que aceitam o pobre argumento de que a corrupção e o azar justificam sempre os seus fracassos, que esse argumento prevalecerá.

      Entretanto deixe-me só ir ali contar essas gotas de água no oceano... ah! não! espere! Tenho mais que fazer que demonstrar o que quer que seja a mais uma benfiquista cega e surda!! Faça o seu trabalhinho de casa em condições em vez de ter esse discurso de fanática descompensada.

      Eliminar
  12. Está bem. Por norma não sou uma rapariga tão contundente, nem cega como diz o G, mas custa muito estar constantemente a ouvir o mesmo só porque o Benfica falhou o campeonato. E o que custa mesmo é esse gozo vir de adeptos de um clube que não tem moral desportiva para falar, mas falam os seus adeptos por ele.
    A Pipoca veio com o argumento de que somos arrogantes e soberbos, mas que mal tem isso? Eu acho que é normal porque víamos o campeonato já nosso e era mais do que normal a nossa alegria. Ninguém leva a mal a alegria de uma noiva ao ver aproximar-se o dia do seu casamento, ninguém critica uma futura mãe pela alegria do seu futuro parto, ninguém critica uma pessoa que anda alegre ao criar expectativas de uma promoção e mais coisas parecidas. Ou não é verdade?
    O que custa é ver uma Sportinguista como a Pipoca valer-se do Porto ter ganhado o campeonato no último segundo para vir gozar com a nossa cara. Isso é que é lamentável porque se viesse dos adeptos do Porto até tinham razão, mas não e vem. e vêm todos os comentários depreciativos ao Benfica de adeptos de um clube que andou um campeonato inteiro a arrastar-se como um desgraçadinho a levar porrada de todos.
    Mas não me vou enervar mais e vou-me calar porque não quero ser desagradável para a Pipoca nem para nenhum comentador, porque não é esse o meu feitio, e muito pelo contrário até sou uma rapariga de bom trato e educada para toda a gente.
    Matilde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde, fico rendido quando se define como uma rapariga de bom trato, isso é bonito!
      Mas vá lá, não interprete mal a Pipoca, que apenas constatou um facto. Já a minha mãe, fervorosa adepta do Olhanense, me dizia o mesmo: que a festa em Lisboa era uma bofetada de luva branca por aquela reserva prévia. Claro que é natural que haja alegria antes de coisas boas nos acontecerem, mas comparar a disputa por um título desportivo e os seus inerentes imponderáveis com os 9 meses que uma mãe e um pai aguardam por seu filho ou até tudo o que antecede um casamento, não me parece razoável. Ninguém vai acusar os pais de terem planeado demasiado o nascimento de um filho quando algo corre mal; ninguém vai gozar com um casal que anula o casamento de véspera; são coisas onde se espera que nada falhe, podemos assumi-las logo como adquiridas, porque exigiram um conjunto de decisões muito ponderadas, e se algo falha e escapa ao esperado essa é a excepção, e ainda bem, e não a regra. Extrapolar isto para a disputa do título não faz sentido. Mas entendo onde quer chegar: os adeptos do Benfica estavam a ver a época a correr bem e já não conseguiam conter tanta alegria e confiança. Que sirva de lição: no jogo (pelo menos) nunca tomar nada como certo.

      Eliminar
    2. Se não vê qual o mal em se ser arrogante e soberbo, claramente falamos línguas diferentes. Uma coisa é ter alegria pelas conquistas, outra é celebrar o que não se ganhou e pode a vir ser de outro, como foi o caso.
      Quanto a isso de gozar, tenho toda a moralidade do mundo. Era o que mais faltava, não poder dar uma gargalhada porque o meu clube ficou em 7º. Ainda para mais quando passaram a época toda a bater no ceguinho.
      E o Porto não ganhou no ultimo segundo. Foi o Benfica que o perdeu ao longo de uma época.
      Aguenta e não chora.

      Eliminar
  13. Mas esta gente não entende Português ??? God!!!

    Maria Romão

    ResponderEliminar
  14. P+P como sabe sou uma sofredora Benfiquista, das que vai para cama sem jantar sem querer ver TV, nem FB nem nada e que so depois de uma noite de sono relativizo a coisa e sigo em frente. E odeio corrupção, e não consigo ter respeito intelectual por adeptos que acham mesmo que o FCP ganhou tudo o que ganhou à custa apenas de serem "fofinhos". E a minha cara opina o que quiser e o bem que quiser, mas olhe que entre o "ir no sabor da corrente" de uns (que ora sim por aqui, ora que não noutros lados) e a agressividade de outros, tem pra' aqui uns adeptos, que p'losdeuses, benza-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica, aqui entre nós, que ninguém ouve, detesto o Porto mais o mafioso do presidente. Preferia mil vezes que tivesse sido o Benfica a ganhar o título. Mas uma mulher pode divertir-se, ou não? Ainda para mais quando isso aborrece quem esteve uma época inteira a cantar de galo...

      Eliminar
    2. está alfama instalada, a 3 semanas dos santos

      Eliminar
  15. Maria Romão.
    Pois não! Não entendem!
    São todos e todas burros e burras, mas Graças a Deus existe a senhora para salvar a honra do Convento.
    Matilde.

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.