segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Guilty pleasures II

Fechados que estão os comentários ao post polémico, fica-me a clara sensação de que as pessoas confundem liberdade de expressão com críticas mesquinhas, que quem ousa falar de um blog, deixa de ter vida própria, que não deve julgar, que se deveria era preocupar com a sua vidinha, pobre e vazia, na certa.

Ora eu tenho para mim, que isto quem escreve na net é como quem escreve um livro, que escreve para o público e que está sujeito à crítica alheia. E eu tenho a porventura tola convicção de achar que tudo pode ser dito, desde que com educação. Se todos nos achamos no direito de criticar aquilo do Grey, as crónicas da Margarida e um sem número de autores, sem qualquer espécie de problema, porque não se poderá fazer o mesmo acerca do conteúdo de um blog? Ou da sua escrita? Quanto a mim é a mesmíssima coisa, os blogs não passam de um apanhado de histórias, para o público ler, umas boas, outras más, umas com graça, outras mal escritas, umas inteligentes, outras aborrecidas, sempre para o público ler. Sim, eu sei, que a grande maioria dos bloggers escrevem para si, não têm qualquer interesse no público, tanto se lhes dá terem 5 como 500 leitores, estranhamente não privatizam os seus blogs, estranhamente respondem a todos os comentários, nem que seja com um obrigado por comentares, o público gosta desta reciprocidade, volta lá, continua, enfim, a ser público.
A Pipoca escreve para quem a lê. E gosta disto, de ter leitores, gente que acha graça às coisas que vai dizendo, que se dá ao trabalho de vir aqui deixar comentários, sejam eles a dizer que sim ou que não, sabendo que será impossível agradar a todos, que será fantástico agradar a alguns. E, em escrevendo para o público, a Pipoca sujeita-se a que muitos achem ser o seu alter ego uma colagem à mais Doce, que outros pensem este blog apenas servir para dizer mal do original, outros, ainda, que é uma falta de criatividade, muitos adivinham a verdadeira razão. Enfim, em escrevendo para um público estamos sujeitos à sua crítica, aqui, ou noutro espaço qualquer. Porque não me lixem, quem não quer críticas não escreve para o público, um blogger é, à sua maneira, uma figura pública com tudo o que isso traz de bom e mau.

19 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho para mim :p que as pessoas adoram dizer aos outros como é que eles devem ser, agir, pensar, sentir, tudo. E criticar o seu post foi uma forma de porem em prática essa forma de estar "melhor que os outros". Enfim, é a sua opinião, há quem concorde há quem não concorde, é a vida... mas respeito acima de tudo

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. Era o que faltava cada um não poder dar a sua opinião, no seu próprio blog! Era mesmo. E sim, o blog do rapaz é aborrecido de morte e eu até costumava ler até perceber a "onda" do moço.

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Inteiramente de acordo com a tua perspectiva, Pipoca. Fiquei até incomodada com o teor de alguns dos comentários, completamente despropositados, a fazer sempre as mesmas acusações... aliás, se há comentários-tipo, que os há, há também os comentários-odiosos-tipo, sendo que o "vens para aqui destilar ódio" está no topo dos outros comentários-odiosos-tipo, seguido do "vê-se mesmo que não tens vida própria".

    Sei também que se sobre esse ou outro tema eu não estivesse de acordo contigo, não deixarias de ter uma atitude positiva e respeitadora, como deve ser mas nem sempre acontece por outros locais.

    Por isso, Pipoca, continuo a passar por cá e a ler o que tens para dizer.

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou da opinião que tudo se pode dizer desde que se saiba dizer. No entanto, no meu blogue não entram comentários maldosos - sim, uma coisa são críticas construtivas, outra coisa é maldade pura e dura.

    ResponderEliminar
  6. Sinto, apenas, pena das pessoas que fazem aquele tipo de comentários...
    Escreves bem e isso, aparentemente, incomoda :)

    ResponderEliminar
  7. Menina, já estás queimada na blogoesfera caso não tenhas reparado e por grandes blogueres!
    Azarix!
    Manuel

    ResponderEliminar
  8. Comentários que incomodam??
    O que esta menina tem é muita lata e pouco juízo!
    Estás tão mal porque estás "lixada" por completo pelo que passou. E sabes bem do quê. Vem com mais discursos destes para fazer de coitadinha... Pufff... Muda o disco.

    Anonimamente generoso

    ResponderEliminar
  9. Poderá escrever bem, mas não sabe interpretar!!!

    Ana Isabel

    ResponderEliminar
  10. Quanta maldade!
    Quanta gente mal resolvida que armando-se em defensores da moral aproveitam para cagar (desculpa-me o francês) postas de pescada mal amanhadas e eles sim destilar veneno!
    Não mordam a língua meus caros!

    ResponderEliminar
  11. Oh Manuel! Que aborrecimento Manuel! Que contrariedade Manuel! A sério, Manuel? Queimada, Manuel? E por grandes blogueres, Manuel? Que é isso de bloqueres, Manuel? Uma palavra nova, Manuel? Ai, Manuel! Se a Pipoca fosse assim como aqueles anónimos odiosos e vis, Manuel, poderia dizer-lhe o que deveria fazer agora, Manuel. Mas não, Manuel, a Pipoca não diz aos outros o que eles deverão fazer Manuel. Olhe, Manuel, faça o que melhor lhe aprouver, Manuel. Muita sortix, sim, Manuel?

    ResponderEliminar
  12. Gentis leitores,
    A importância dos outros é tão somente aquela que nós próprios lhes conferimos. Em calhando, até pode ser que não seja nenhuma.

    (obrigada, todavia, pelas simpáticas palavras)

    ResponderEliminar
  13. Anonimamente generoso, está equivocado, eu não estou mal, estou aqui regalada a saborear um James Martins de 20 anos enquanto fumo uma Davidoff. Estou muito bem até e gosto pouco dessa coisa do coitadinho. Não projecte nos outros as suas próprias frustrações, não?

    ResponderEliminar
  14. Abre os olhos e vê o que andaste a comentar noutros blogues!! És mesmo tapada!! Grande patetice!

    Ana Isabel

    ResponderEliminar
  15. Sim Ana. Está bem Ana. Não se aborreça Ana. Não há necessidade Ana. Afinal isto são só blogs Ana.

    (e agora vou fechar os olhos, caso não se importe, Ana)

    ResponderEliminar
  16. Aí pipoca não ligue a estes comentários odiosos, temos de dar uma certa desculpa pois quem os escreveu pode estar a passar por uma fase menos boa de vida tipo perder um grande amor de vida e então vem para aqui DESTILAR ódio.

    ResponderEliminar
  17. Vá lá não se enervem eu cá acho que um docinho adoçava a boca do sr.Manuel, do sr. Anonimamente generoso e da D.Isabel, eu para eles escolhia um petit gateaux com frutos silvestres.
    Eles têm cara de gostar muito desse docinho :D

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.