sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Picante a meter-se na vida alheia desde 1824

Vejo-os entrar, não podem ter mais de 7 ou 8 anos, assumo que são irmãos e moram num dos prédios da frente, o rapaz pega num saco que começa a encher de laranjas enquanto a rapariguinha vai até ao fundo da mercearia, à zona do pão quente, quando volta anuncia em voz excitada, ao irmão, que ainda há 4 croissants, sorrio para mim enquanto penso que vieram ao mesmo que eu, comprar o pequeno almoço. Qual não é o meu espanto quando vejo um senhor homem, que escolhia fruta, atrás do rapaz, largar os sacos meio cheios e ir a correr até ao fundo da loja, apressando-se a pedir todos os croissants, as crianças vinham atrás, o rapaz com o saco cheio de laranjas, e pararam a ver os seus croissants passar para as mãos do chico esperto, a rapariguinha só diz oh!, o rapaz abre a boca de espanto e eu não me contenho, abordo o adulto e dou-lhe os parabéns por ser tão esperto e tão expedito a ponto de conseguir enganar duas crianças, o homem responde torto, diz que não é verdade e eu explico a situação ao dono da mercearia, perante o olhar cada vez mais censurador dos restantes clientes, que murmuram indignados Ainda oiço um meta-se na sua vida mas a verdade é que a rapariguinha acaba por sair da mercearia com os croissants e uns pães quentinhos, o rapaz com as suas laranjas e... eu vim trabalhar com um sorriso nos lábios.

10 comentários:

  1. Mas que grande figura triste esse suposto senhor fez...

    ResponderEliminar
  2. Um grande bem-hajem, mulher de coragem ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei.
    Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Tenho este defeito terrível de meter a colherada mas hoje não, hoje apeteceu-me esmurrar o "chico esperto".

    (fiquei contudo a pensar se as crianças terão aprendido alguma coisa com a questão e se não lhes "roubei" uma lição de vida a custo mínimo...)

    ResponderEliminar
  5. És uma abelhuda do bem, portanto. Uma espécie de Robin dos quiosques portugueses. ;)

    ResponderEliminar

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos comentadores.
A autora do blog eliminará qualquer comentário que ofenda terceiros, a pedido dos mesmos.